O Ano Novo começou e com ele as inúmeras resoluções para que este ano seja “O Ano”.
No entanto, ano após ano, as metas que em janeiro pareciam ter tanta força…ficam no papel. O que parece fácil no início do ano é tão difícil de cumprir ao longo do mesmo. Porque será?
A Psicóloga Margaret Simas compara as resoluções de novo ano com os sonhos e considera que a concretização desses objetivos é difícil de cumprir porque necessita de uma mudança de rotina, da saída da zona de conforto e do dispêndio de energia ser superior ao que está disposto a gastar. Paralelamente, as recompensas por esse esforço nem sempre estão imediatamente disponíveis, o que faz com que se desista rapidamente ou nem se tente.
Segundo Simas, há três pontos-chave que podem ajudar a cumprir as resoluções de Ano Novo, para que se possa sentir realizado com as próprias conquistas.
1. Organizar as metas de forma clara: traçar metas claras para não se perder na sua consecução. Num caderno, escrever exatamente o que espera com a consecução das metas e como se visualiza quando alcançá-las.
2. Definir prazos: preferencialmente a curto prazo na sua consecução. Assim torna-se mais fácil conseguir concretizar os seus planos. Se deixar os meses passarem fica menos motivado para concluir s resolução.
3. Dividir o objetivo em pequenas metas: assim irá usufruir da satisfação em ir concretizando a meta.
4. Ser persistente: acreditar em si próprio e continuar a tentar enquanto fizer sentido para o próprio.
O alcance de objetivos propostos depende, antes de mais, da priorização de si próprio pois desta forma são sentidas as conquistas, passo a passo, da concretização dos objetivos propostos.
Um Bom Ano Novo!
コメント