top of page
  • Foto do escritorAlexandra Gomes

A importância de elogiar os filhos


Elogiar os filhos é uma prática importante para a promoção da sua autoconfiança.


Quando os pais elogiam genuína e construtivamente os filhos, contribuem para a promoção da sua autoestima.


De um modo específico é importante elogiar e saber elogiar os filhos devido a:


1. Reforço positivo. Quando os elogios são bem formulados, ajudam as crianças a reconhecerem as suas conquistas e os seus esforços. Isto reforça os seus comportamentos positivos e incentiva a repetição desses comportamentos, no futuro.


2. Sentimento de valor. Elogiar os filhos mostra que os pais valorizam e reconhecem os seus esforços. Isto fortalece o vínculo emocional entre pais e filhos, permitindo que as crianças se sintam amadas e apoiadas.


3. Autoconfiança. Os elogios construtivos ajudam a construir a autoconfiança das crianças, na medida em que ao serem destacadas as coisas que fazem bem, as crianças começam a acreditar mais nas suas habilidades e sentem-se capazes de superar os desafios.


4. Motivação intrínseca. Com a prática do elogio regular, as crianças aprendem a esforçar-se por si próprias, por acreditarem mais nelas e não necessitam de procurar aprovação externa para o fazer.


5. Desenvolvimento de habilidades. Ao elogiar os seus esforços, os pais incentivam também o desenvolvimento contínuo de habilidades e talentos. Isto pode levar a um sentido de realização pessoal e crescimento ao longo do tempo.


6. Gestão da frustração. Elogiar os filhos mesmo em situações de fracasso ou erro, vendo o lado positivo, ajuda a criar um ambiente onde as crianças se sentem com coragem para tentar coisas novas e assim lidar melhor com a frustração. As crianças aprendem que o erro faz parte do processo de aprendizagem e não define quem elas são.


Conhecidos os benefícios dos elogios, é importante saber elogiar de forma eficaz. Os elogios, para terem o efeito desejado e profícuo nas crianças, devem ser:


Específicos. Destacar comportamentos ou conquistas específicas. Pro exemplo, substituir o “Tu és incrível” por “Fizeste um trabalho incrível ao fazer este puzzle tão difícil”.


Sinceros. Devem ser genuínos e autênticos. As crianças são sensíveis a falsos elogios e podem perceber quando não são sinceros.


Focados no esforço despendido. Ao invés de valorizar apenas os resultados finais deve ser elogiado e esforço e a persistência necessários para obter aqueles resultados. Desta forma as crianças dedicam-se mais e valorizam o processo de aprendizagem.


Variados. Os elogios devem incluir várias habilidades escolares, talentos criativos, boas ações e atitudes positivas. Desta forma as crianças valorizam vários aspetos da sua personalidade.


Elogiar é muito importante, mas tendo presente que o equilíbrio é ainda mais relevante. Elogiar demais ou apenas em situações inadequadas pode ter efeitos contraproducentes. Elogiar com sabedoria e genuinidade contribui para o desenvolvimento saudável da autoconfiança das crianças e para o aumento da sua autoestima.

20 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comentarios


bottom of page