top of page
  • Foto do escritorAlexandra Gomes

A importância de ter um Propósito de Vida


O ano está a terminar e, nesta altura, a maioria das pessoas faz uma retrospetiva sobre o ano a findar, as conquistas realizadas, as perdas vivenciadas e as aprendizagens obtidas para, no final, atribuir-lhe uma avaliação, mais ou menos positiva.


Nesta altura é também tempo de reflexão sobre os sonhos a concretizar, os desejos a alcançar e os objetivos a conquistar. Surgem, então, os cadernos, as agendas, os blocos e todo um sem fim de merchandising para que o novo ano seja um Bom Ano.


No meio da avidez pela organização é importante que este processo comece por cada um, pelo encontro do seu Propósito.

Encontrar o Propósito Pessoal, segundo o Psicanalista Janio Ferreira Costa, é um processo que exige autoconhecimento, coragem, disciplina e iniciativa, estando associado a melhorias de saúde, memória e raciocínio, melhor regulação emocional, diminuição do risco de doenças crónicas e aumento da longevidade.


Segundo vários estudos, pessoas com um Propósito de Vida tendem a gerir melhor o stresse, evitando efeitos fisiológicos do stresse crónico como enfartes, derrames cerebrais ou a própria morte.


Para encontrar o Propósito de Vida pessoal as pessoas devem:


1. Concentrar-se nos seus pontos fortes, seja através de uma reflexão pessoal ou perguntando a amigos ou familiares.


2. Pensar nos obstáculos que foram superados e inspirar os outros na superação de obstáculos semelhantes.


3. Elaborar um Cronograma de Propósito. O Propósito de Vida vai-se modificando à medida que se envelhece. Olhar para trás e refletir sobre os momentos de mudança, evolução ou transição é uma oportunidade de aprendizagem pessoal.


4. Procurar modelos de inspiração e fazer algo semelhante a essas pessoas.


5. Pensar no que o mundo precisa. Por entre a fome no mundo, as alterações climáticas, a injustiça social, a pobreza ou as guerras internacionais, é importante identificar uma causa significativa para o próprio e refletir sobre a melhor forma para ajudar.


6. Escrever a própria história. Recordar-se das melhores histórias da própria infância e registá-las detalhadamente, incluindo respostas a questões importante sobre si próprio. Estas histórias podem ser contadas aos filhos e netos.


7. Escrever uma carta sobre si próprio: pelo que quer ser lembrado, do que se orgulha especialmente, do que guarda melhor sobre si…


Ao refletir sobre o Propósito de Vida pessoal, é encerrado um Ciclo e recomeçado outro com maior clareza, motivação e tranquilidade na sua consecução.


Votos de um Bom Ano Novo!

89 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Como ajudar os jovens a lidar com a frustração

Quando os jovens se sentem frustrados é crucial entender a fonte da frustração e ajudá-los a desenvolver mecanismos saudáveis para lidar com ela. Várias são as situações que podem causar frustração no

Comments


bottom of page