top of page
  • Foto do escritorAlexandra Gomes

A importância do Dia do Trabalhador explicado às crianças


Sabes que dia de celebrou esta semana?


O dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador. Este é um feriado muito especial que se festeja anualmente no dia 1 de maio.

Neste dia, muitas pessoas não trabalham e as crianças e os jovens não têm escola.


Com esta comemoração homenageia-se todas as pessoas que trabalham durante o ano.


Há muito tempo (e infelizmente nalguns lugares, atualmente) as pessoas trabalhavam muitas horas seguidas e não tinham direitos. Ou seja, mesmo sentindo-se muito cansadas não tinham tempo suficiente para passar com as suas famílias ou para descansar.


Então, um grupo de pessoas reuniu-se para pedir mudanças, a fim de que todos tivessem um trabalho mais justo e um tempo para descansar.


Este Dia começou como um meio de lembrar que todos os trabalhadores merecem ser tratados com respeito e ter boas condições de trabalho. Também serve para lembrar as importantes conquistas que os trabalhadores obtiveram ao longo dos anos, como horários de trabalho mais curtos e segurança no trabalho.


Em muitos lugares, este Dia é festejado com a organização de desfiles pelas ruas com faixas e música, recordando as conquistas dos trabalhadores; nalguns locais fazem-se piqueniques, festas e palestras alusivas ao tema. Este é um dia para se divertir, mas também para pensar sobre como é importante e digno todo o tipo de trabalho.


O Dia do Trabalhador ensina a valorizar o trabalho de todos e a importância de lutar por aquilo que é justo e a trabalhar juntos para tornar o mundo num lugar melhor.


Este é também um bom dia para pensar sobre como se pode ajudar uns aos outros e apreciar todas as coisas boas conseguidas quando trabalham juntos.


As crianças devem ser, assim, sensibilizadas para a importância deste dia, contribuindo para a dignificação do trabalho de todos os que as rodeiam.

 

16 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page