top of page
Foto do escritorAlexandra Gomes

A Infância e a Neuroplasticidade no seu melhor

É nos primeiros anos de vida da criança, que os adultos, entusiasticamente, percecionam a sua velocidade de aprendizagem.

Trata-se de Neuroplasticidade!


Nos primeiros anos de vida da criança, o seu cérebro é mais moldável e ajustável física e funcionalmente. É como se de um “cérebro plástico” de tratasse.


De facto, nestes primeiros tempos de vida, o cérebro é como uma esponja que facilmente absorve a informação e rapidamente cria ligações entre as células, traduzindo-se, mais facilmente numa aprendizagem de sucesso, através da aquisição de competências como a linguagem, a atenção, a memória, a tomada de decisão e, emocionalmente, na espontaneidade como interage com as outras crianças.


Conscientes desta facilidade, segundo a psicomotrista Beatriz Pereira, os adultos devem estimular as crianças no estabelecimento de interações positivas com o outro, na aquisição de novas experiências e na obtenção de novos conceitos. No entanto, há que ter realçar que estas experiências devem ser ricas, na qualidade vivenciada e não na quantidade! A super estimulação apresenta o risco de diminuir o foco da criança, a sua tolerância à frustração e aumentar a sua insatisfação e a sua ansiedade.


Assim, cabe aos adultos estarem atentos e conhecerem o que é esperado ao longo do desenvolvimento do seu filho, indo ao encontro das suas necessidades sensoriais!

74 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

O impacto do coaching nas escolas

O Coaching é uma ferramenta que ativa em cada um a definição e a consecução de objetivos e aplica-se em vários contextos, tem múltiplos...

O regresso às rotinas

As férias estão a terminar e o regresso à escola e ao trabalho está a chegar. Regressar às rotinas, acordar cedo, cumprir horários, andar...

Commentaires


bottom of page