top of page
  • Foto do escritorAlexandra Gomes

A mochila certa no regresso às aulas


Com a aproximação do novo ano letivo, regressa também a corrida às compras do material escolar. A aquisição da mochila é uma das maiores preocupações dos pais, pois acompanhará as crianças ao longo do ano letivo.


A compra da mochila deve ser analisada cuidadosamente para que “o barato” não saia “caro”. Este é um artigo de uso diário, que carrega os livros, os cadernos, a agenda, o restante material escolar e nalguns casos o lanche da escola e a intenção dos pais é que dure o máximo de tempo possível.


Mais importante que apenas a aparência da mochila, importa ter em consideração determinadas características. A autora e editora da revista de puericultura espanhola “Bebes y Mas”, Lola Rovati (@Lolarovati) considera que na hora de ser adquirida, a mochila escolar deve ter algumas características como:


· Tamanho adequado. A mochila deve ter o mesmo cumprimento do tronco da criança. A base deve estar 5cm abaixo da cintura e não deve ultrapassar a altura dos ombros.


· Material resistente, impermeável e lavável.


· Com as “costas” acolchoadas, para um maior conforto na hora de transportá-la.


· Com alças largas, reguláveis e acolchoadas para evitar danos nos ombros, e com costuras reforçadas. De recordar que as mochilas são cada vez mais pesadas pelo exagero de material que as crianças têm de carregar diariamente, sobretudo a partir do 2º Ciclo do Ensino Básico.


· Com muitos compartimentos e bolsos para que o peso seja mais bem distribuído pela mochila.


· Com a uma correia/cinto ajustado à altura da cintura.


Com as características adequadas é igualmente importante saber como transportar a mochila. Pois bem, esta ser transportada com a postura corporal direita, o mais próximo das costas da criança e sempre com ambas as alças nos ombros, para melhor repartir o seu peso.


O peso da mochila não deve ser superior a 10%-15% do peso da criança. Se este peso for superior, aconselha-se o uso de mochilas com rodinhas, sendo que o transporte destas deve ser feito perto do corpo e alternando entre os dois braços.

20 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Commentaires


bottom of page