top of page
  • Foto do escritorAlexandra Gomes

Adolescentes deprimidos em tempo de férias


O tempo de férias, na maioria das vezes, é sinónimo de descanso, diversão, descontração e bem-estar. No entanto, nem todos os jovens se sentem desta forma, experimentando sentimentos de tristeza, desânimo, irritabilidade, desorientação e frustração.


Alguns motivos pelos quais os adolescentes se sentem deprimidos durante as férias são:


1. Solidão. Para alguns, as férias podem ser um lembrete doloroso da sua falta de conexão social. Se eles não têm amigos próximos ou se sentem isolados das suas famílias, as férias podem acentuar sentimentos de solidão e tristeza.


2. Expectativas não cumpridas: as férias, muitas vezes, são retratadas como um período de felicidade e alegria, o que pode gerar expectativas irrealistas nos adolescentes. Se eles não conseguem alcançar essas expectativas, podem sentir-se desiludidos e deprimidos.


3. Mudanças na rotina: para alguns adolescentes, a interrupção e a alteração da rotina diária pode ser desestabilizadora. Esta alteração pode significar mudanças na alimentação, no sono e em atividades que podem afetar o seu bem-estar emocional.


4. Pressão familiar: as férias também podem trazer tensões familiares, especialmente se há conflitos ou expectativas não atendidas dentro do ambiente familiar. Isto pode ser especialmente difícil para adolescentes que já enfrentam problemas familiares ou tensões emocionais.


5. Falta de estrutura: para alguns adolescentes, a falta de estrutura durante as férias pode ser prejudicial. A ausência de atividades programadas ou de um propósito diário pode levar a um sentimento de vazio e à falta de direção, contribuindo para a depressão.


6. Experiências passadas traumáticas: para os que vivenciaram eventos traumáticos, as férias podem desencadear memórias dolorosas e sentimentos de tristeza. isso pode levar a um estado de depressão durante esse período.


7. Problemas de saúde mental subjacentes: alguns adolescentes podem já estar a lidar com problemas de saúde mental, como transtornos de ansiedade ou perturbações de humor e as férias podem agudizar essa sintomatologia. Mudanças no ambiente, nas rotinas e nas interações sociais podem desencadear uma crise emocional.


É importante recordar que, cada adolescente é único e estes motivos podem variar de acordo com as circunstâncias individuais. Quando um adolescente vivencia um quadro sintomatológico depressivo, mesmo no período de férias, é fundamental oferecer apoio e incentivar a procura de ajuda profissional, para obter um diagnóstico e um plano de intervenção adequados.


25 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

A dificuldade em cumprir as resoluções de Ano Novo

O Ano Novo começou e com ele as inúmeras resoluções para que este ano seja “O Ano”. No entanto, ano após ano, as metas que em janeiro pareciam ter tanta força…ficam no papel. O que parece fácil no iní

A importância de ter um Propósito de Vida

O ano está a terminar e, nesta altura, a maioria das pessoas faz uma retrospetiva sobre o ano a findar, as conquistas realizadas, as perdas vivenciadas e as aprendizagens obtidas para, no final, atrib

bottom of page