top of page
  • Foto do escritorEncontros com a Educação

(Ainda) É tempo de homenagear a Mãe


O mês de maio é o mês eleito para homenagear a Mãe e pelo que representa o conceito, ser Mãe é muito mais do que “apenas” o ato da maternidade.


O dar colo a quem precisa, o escutar uma pessoa aflita, o aconselhar alguém que pede ajuda e o ter um olhar feminino em relação ao outro é também ser Mãe.


Segundo o autor Ivan Bottion, a “mãe representa uma fonte doadora de vida, […] é uma floresta, cujo coração escondeu um segredo tão antigo como as montanhas, um segredo de renovação e, tal como a natureza, renova-se a cada dia, ressurgindo mais perfeita, mais bela, mais mãe”.


A mãe é quem prepara a “canja de galinha”, é quem dá o colo que dissolve a preocupação e ama incondicionalmente, vendo os seus filhos com “olhos de amor”.


A saúde mental do indivíduo passa, obrigatoriamente pela sua infância, fase determinante da sua vida na adoção de determinados comportamentos e da forma como lida com vários episódios da sua vida.


Nessa mesma infância os pais são uma figura central na vida de alguém e é sobretudo a relação com a mãe que vai influenciar a relação com o mundo, nas várias dimensões da vida (trabalho, amizade e relacionamentos amorosos).


No mundo ideal, a presença da mãe de forma integral na vida dos filhos seria a melhor escolha para a criação de seres humanos emocionalmente saudáveis, gerando-se um mundo bem mais agradável de se viver.


Por estes motivos é mais que merecida, nobre e justa a permanente homenagem às mães.






46 visualizações1 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

1 Comment


RODRIGUES OLIVEIRA Sonia Marlene
RODRIGUES OLIVEIRA Sonia Marlene
May 18, 2023

Vou transcrever algo que já disse noutro lado a esse respeito. Espero que seja percebido e nao deturpado - e porque vejo cada vez mais crianças a sofrerem as consequências de um mundo adulto-centrico , cheio de peritos que nao sabem nada de nada mas que tem demasiado poder nas suas Maos para a sua completa ignorância (e atroz ego!), e assim destroem vidas e por conseguinte (o que agora começamos a ver) sociedades e comunidades inteiras, com o passar do tempo: "Today, I keep seeing messages in my feed wishing a "happy Mother's Day." However, I've decided to share my thoughts on the matter. Instead of nice cards, messages, and flowers, what mothers truly need is respect. They deserve respect…


Like
bottom of page