• Alexandra Gomes

Como diminuir a ansiedade das crianças ao domingo à noite

O domingo!


Esse dia da semana que, ao fim da tarde, com o dia a terminar, é gerador de ansiedade, um pouco por todos os lares! Afinal, o fim de semana acabou e a semana está prestes a começar. Semana essa com o regresso da escola e das tarefas escolares, mais ou menos desafiantes, das infinitas interações sociais, do corre-corre para as várias direções, do despertar cedo porque “é o meu/teu dever” e das várias atividades extracurriculares. Ufa! Tudo se torna demasiado fragmentado e, por isso, menos interessante do que o espectável. Ora, estes são motivos suficientes para que os fins de tarde e as noites de domingo sejam precursores de choro, “dores de barriga”, dificuldades em adormecer e episódios subfebris.


Para minimizar ou eliminar a ansiedade, sobretudo nos mais novos, seguem-se algumas estratégias que os ajudam a sentir-se mais calmos na noite de domingo, conseguindo adormecer tranquilamente.


1. Passar tempo de qualidade com a criança antes de dormir. Dedicar tempo de qualidade durante o dia ou à noite ajuda-a a sentir-se mais calma e em paz. Quando mais se sentir conectada aos pais, mais segura se sente perante as preocupações. Este tempo pode ser um passeio de bicicleta, um jogo de tabuleiro, um jantar diferente, etc.. Independentemente da atividade realizada, os momentos de bem-estar em família ajudam a diminuir a ansiedade, sobretudo aos domingos à noite.


2. Contacto físico. Nas noites em que a criança está mais ansiosa ou inquieta, deitar-se com ela e recordar o dia passado, ler um livro em conjunto ou fazer uma meditação, tranquiliza-a e dá-lhe o conforto que tanto necessita.


3. O saudoso leite morno com mel. Seja por efeito placebo, o conforto do leite morno, adocicado com mel, é gerador de bem-estar, necessário para antecipar uma noite tranquila.


4. Um banho quente. Um momento tranquilizante e que prepara a criança para dormir. O calor do banho relaxa os músculos e acalma a mente e o corpo. Sendo banho de imersão, ajuda colocar na água, umas gotas de óleo essencial de lavanda.


Estas são algumas estratégias que tendem a diminuir a ansiedade da noite de domingo, sobretudo nos mais novos. Através destes pequenos truques aumenta a sensação de conforto e relaxamento, fomenta a conexão entre pais e filhos e a ansiedade sentida é minimizada e até eliminada!

60 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

A felicidade de ter um filho e o desejo que ele cresça e seja feliz é grandioso e sem limites. O amor é incondicional e o medo que algo de mal lhe aconteça é diretamente proporcional. As emoções sobre

As crianças, como seres especiais e únicos que são, comunicam das mais variadas formas, seja através do comportamento ou da postura corporal, seja através de brincadeiras ou até mesmo de uma linguagem

“A educação financeira é um elemento fundamental na educação”. Quem o diz são os autores da obra literária, intitulada “Educação Financeira na Escola” (Ed. Paco & Littera). Conceitos como “endividamen