top of page
  • Foto do escritorAlexandra Gomes

Como gerir a pressão nos períodos de avaliação


Os períodos de avaliação representam um momento inquietante para os alunos e gerador de uma sintomatologia ansiogénica inevitavelmente prejudicial.

 

Lidar com a pressão nos períodos de avaliação é desafiante, mas existem algumas estratégias que os estudantes podem adotar para lidar com estes momentos de forma eficaz:

 

1. Organizar e planificar: planificar com antecedência é fundamental para reduzir a ansiedade; criar um cronograma de estudos que permita rever o material ao longo do tempo, através da leitura e da redação de resumos escritos, em vez de tentar aprender tudo de uma vez só.

 

2. Praticar regularmente: a prática regular ajuda a promover a confiança e a familiaridade com os conteúdos escolares. É importante fazer exercícios de prática e revisão regularmente para reforçar o que foi aprendido.

 

3. Estabelecer metas realistas: definir metas alcançáveis para si próprio ajuda a evitar sobrecarregar-se com expectativas irrealistas.

 

4. Adotar Hábitos de Estudo Saudáveis: certificar-se de dormir o suficiente, alimentar-se bem e fazer pausas regulares durante os períodos de estudo. Estar fisicamente saudável ajuda a manter um desempenho cognitivo positivo e a reduzir o stresse.

 

5.Adotar técnicas de relaxamento: práticas como a respiração profunda, meditação e exercícios de relaxamento muscular progressivo ajudam a diminuir a ansiedade antes de um momento de avaliação. Além disso, adotar estas práticas regularmente, para além dos momentos de avaliação, contribui para a manutenção de um estado psicoemocional relaxado e tranquilo.

 

6. Envolver-se em atividades extracurriculares: participar em atividades extracurriculares que agradem os estudantes ajuda a diminuir o stresse e assegura uma pausa salutar dos estudos.

 

7. Pedir ajuda quando necessário: não ter medo de pedir ajuda se estiver em esforço no processo de estudo. Isto inclui tirar as dúvidas com o professor, formar grupos de estudo com colegas ou procurar um explicador.

 

8. Manter uma atitude positiva: manter uma atitude positiva em relação aos exercícios de avaliação e ao processo de aprendizagem, em geral. Os exames são uma oportunidade de aprendizagem, ao verificar o que aprendeu, e não uma medida de valor como pessoa.

 

9. Evitar a comparação com os colegas: cada estudante tem as suas próprias capacidades e ritmos de aprendizagem. O estudante deve evitar comparar seu desempenho com o dos seus colegas e concentrar-se no seu próprio progresso.

 

10. Visualizar o sucesso: antes de um exame, reservar um tempo para se visualizar a ter um bom desempenho e lidar tranquilamente com qualquer desafio que possa surgir.

 

Lidar com a pressão dos momentos de avaliação é uma habilidade e como tal pode ser desenvolvida com o tempo. Cada estudante deve experimentar diferentes estratégias e descobrir o que funciona melhor para si.

182 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Crianças desafiantes, pais inquietos: o que fazer?

Lidar com crianças desafiantes pode ser uma tarefa difícil e exaustiva para os pais.  Estes enfrentam uma multiplicidade emocional perante os desafios associados, sentindo-se física e emocionalmente d

Como pode a escola formar alunos felizes?

A escola desempenha um papel crucial na formação de alunos felizes, não apenas fornecendo conhecimento académico, mas também promovendo competências sociais, emocionais e pessoais. Várias são as estra

Comments


bottom of page