top of page
  • Foto do escritorAlexandra Gomes

Como podem os professores cuidar da sua saúde mental


Os professores desempenham um papel fundamental na educação e no desenvolvimento das futuras gerações e, muitas vezes enfrentam desafios significativos que podem afetar a sua saúde mental e interferir no desenvolvimento e no bem-estar dos jovens alunos.


Neste sentido, seguem-se algumas estratégias que os professores podem adotar, a fim de cuidar da sua saúde mental:


1. Estabelecer limites. É fundamental definir limites claros entre o trabalho e a vida pessoal. Devem minimizar ou evitar trabalho para casa e reservar tempo para o descanso e para atividades que o façam desconectar-se do ambiente escolar.


2. Praticar o autocuidado. Dedicar tempo para cuidar de si próprio. Isso inclui atividades como exercício físico, yoga, outros hobbies e tempo de qualidade com a família e com os amigos.


3. Procurar apoio. Conversar com colegas, amigos e familiares sobre os desafios que enfrenta. Por vezes, desabafar com alguém empático pode ser muito reconfortante.


4. Aceder a recursos de apoio. Muitas escolas oferecem serviços de apoio à saúde mental para colaboradores. Devem certificar-se da existência desses recursos e usufruir dos mesmos, quando necessário.


5. Organização e planificação. Planificar o tempo de forma eficaz e clarificada ajuda a diminuir o stresse. Ao estabelecer prioridades e manter-se organizado é evitada a sensação de estar constantemente sobrecarregado.


6. Falar sobre o stresse no trabalho. É importante que os professores possam conversar abertamente sobre o stresse e os desafios que enfrentam no ambiente de trabalho. Desta forma ajuda a criar um ambiente de apoio entre os colegas e a direção.


7. Desenvolver estratégias de coping. O desenvolvimento de técnicas de gestão do stresse e relaxamento, tais como a respiração profunda, estratégias de resolução de problemas e definição de metas realistas ajuda a superar os desafios diários profissionais.


8. Procurar ajuda profissional.


9. Educar os alunos sobre saúde mental. Promover a consciencialização e a compreensão da saúde mental entre os alunos pode criar um ambiente mais solidário e recetivo na escola.


10. Descansar nos períodos de férias e mesmo aos fins-de-semana.


Cuidar da saúde mental é essencial para a própria qualidade de vida, para o seu desempenho como professor e para a promoção da saúde mental dos alunos. Priorizar o autocuidado e procurar apoio quando necessário contribui para ser um profissional mais eficaz e saudável.

42 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

A primavera chegou! Como “viver ao sabor” da estação

A primavera chegou e com ela o sol (embora nem sempre manifestado nos últimos tempos), os dias maiores, o despertar de alguns animais e o colorido das flores. Sendo nós parte integrante da Natureza e

Comments


bottom of page