Setembro está a iniciar e para a maioria das pessoas, com ele vem a nostalgia de fim de férias e a ansiedade do novo ciclo. Superar esta nostalgia e acolher um novo ciclo pode ser desafiante, mas também é uma oportunidade de renovação e crescimento. Esta superação pode ser vivenciada de forma positiva e equilibrada, através da adoção de algumas estratégias:
1. Aceitar as emoções: sentir-se triste ou nostálgico com o fim das férias é normal. Por isso, é importante permitir-se vivenciar essas emoções sem se julgar e reconhecer as mesmas é o primeiro passo para superar a nostalgia.
2. Praticar a gratidão: em vez de se focar no que terminou, refletir sobre as boas lembranças das férias e ser grato por elas. Ao reviver esses momentos de forma positiva transforma a nostalgia nalgo mais leve e prazenteiro.
3. Reorganizar a rotina: uma boa estratégia para acolher o novo ciclo é reestruturar a própria rotina. Começar com pequenos ajustes que podem tornar o regresso mais fluido e agradável, como criar horários, reorganizar o espaço de trabalho ou estabelecer hábitos saudáveis.
4. Planear algo para o futuro: ter algo para esperar, mesmo que seja um pequeno passeio ou projeto, ajuda a reduzir a sensação de vazio que o fim das férias pode trazer. Planear atividades ou definir objetivos para os meses seguintes gera uma expectativa positiva.
5. Recomeçar com entusiasmo: encarar o novo ciclo como uma oportunidade de renovação, através do estabelecimento de metas para o próximo período no trabalho, nos estudos ou na vida pessoal. Um novo começo é uma oportunidade para fazer ajustes e melhorar aspetos da própria vida.
6. Integrar os aspetos positivos das férias: identificar o que mais gostou nas férias (ex. descanso, lazer, tempo em família) e ver como pode integrar esses elementos na rotina diária. Talvez seja possível manter pequenas doses de prazer e relaxamento mesmo por entre as responsabilidades.
7. Cuidar de si próprio física e mentalmente: manter-se fisicamente ativo, meditar, e adotar práticas de autocuidado ajudam a equilibrar a mente e o corpo durante essa transição. Por exemplo, a prática de exercício físico aumenta os níveis de energia e reduz o stresse, facilitando o regresso à rotina.
8. Manter o contacto com pessoas queridas: durante as férias, é comum passar-se mais tempo com amigos e familiares. Continuar a cultivar essas relações mesmo após o período de férias, com telefonemas ou encontros rápidos, gera conforto emocional.
9. Adotar uma perspetiva positiva: encarar o novo ciclo com uma mentalidade de crescimento e aprendizagem pode mudar a forma como se sente sobre o fim das férias, respondendo a questões como: “O que posso aprender com esta transição? Que oportunidades estão à minha espera?”.
10. Criar ritmos: um novo ciclo é visto como uma oportunidade de adotar novos hábitos ou rotinas. Iniciar atividades como um novo hobby, a leitura de um livro ou uma prática de autocuidado, ajuda a transformar esta fase nalgo produtivo e estimulante.
Superar a nostalgia e acolher um novo ciclo é uma questão de equilíbrio entre valorizar as memórias e abrir-se para novas possibilidades. Ao transformar a tristeza de um ciclo que termina em entusiasmo pelo que está por vir, gera uma transição mais leve e positiva, aproveitando o melhor de cada fase da vida.
Votos de bom regresso!
Commenti