top of page
  • Foto do escritorAlexandra Gomes

Contributos da escolha vocacional no 10º ano para o bem-estar psicoemocional dos alunos


A escolha de uma área de estudo no 10º ano tem um impacto significativo no desenvolvimento e no índice de bem-estar dos jovens alunos.


Uma tomada de decisão vocacional é uma oportunidade para os mesmos explorarem os seus interesses, habilidades e valores. Escolher uma área de estudos alinhada com estes indicadores aumenta a autoestima e fortalece a própria identidade dos alunos, contribuindo, assim, para um maior bem-estar emocional.


Ao optarem por uma área de estudos que lhes agrade, maior é a motivação e o empenho dos alunos nas atividades académicas, o que, por sua vez, permite a vivência de uma experiência educacional mais entusiasmante. Por outro lado, perante os inevitáveis desafios académicos, os alunos, porque se sentem mais motivados na área de estudos pela qual optaram, tendem a ser mais resilientes e persistentes na obtenção do sucesso académico. Estas competências são igualmente importantes para superar os obstáculos que vão surgindo ao longo da sua vida.


Do ponto de vista pessoal, a opção por uma área de estudos alinhada com os seus interesses e valores, ativa nos jovens o desenvolvimento de um sentimento de propósito e significado nas suas vidas. Desta forma sentem-se mais realizados e satisfeitos a curto e a longo prazo.


Um fator que tende a condicionar as opções vocacionais dos jovens alunos é as expectativas dos pais, dos professores e da sociedade, em geral. Ora, quando essas expectativas são elevadas, a probabilidade dos jovens desenvolverem estados emocionais ansiogénicos e insatisfação generalizada tende a aumentar. Na realidade, nem sempre os alunos têm a certeza da área de estudos que querem seguir no 10º ano, por isso, se estiverem sob a pressão de expectativas elevadas exteriores, tendem a efetuar escolhas desadequadas ao seu perfil pessoal. Assim, dar espaço para a exploração e a flexibilidade é benéfico para os alunos, permitindo que estes possam optar de forma o mais segura possível.


Em suma, a tomada de decisão vocacional no 10º ano tem um impacto significativo no desenvolvimento e no bem-estar dos jovens alunos, influenciando as suas autoestima, motivação, resiliência e sentido de propósito. Por isso, é importante apoiar os seus educandos neste processo, dando-lhes espaço para explorar e tomar decisões que estejam alinhadas com os seus interesses e valores.

 

22 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page