Ser positivo e otimista não significa que está sempre tudo bem, mas sim confiar e manter uma atitude resiliente perante os acontecimentos negativos ou desafiantes da vida. É, por isso, um otimismo realista.
Este otimismo é um valor e uma atitude, felizmente, de muitas crianças, ajudando-as a lidar com as dificuldades e a desenvolver habilidades pessoais, tais como a resiliência.
As crianças que mantêm uma atitude positiva perante a vida, apresentam características específicas, a saber:
1. Persistência. Ainda que não consigam realizar algo à primeira, voltam a tentar pois confiam que talvez na próxima vez o consigam. Esta crença ajuda-as a automotivar-se e a não desistir, o que estimula a sua aprendizagem e aumenta a sua autoestima.
2. Prática da gratidão. Ser positivo também significa saber apreciar as coisas e valorizá-las. Por isso, as crianças positivas são gratas com o que têm, com as pessoas que as rodeiam, com o que conseguem e com a sua vida, em geral.
3. Foco no lado positivo dos acontecimentos.
4. Confiança na sua capacidade para superar os desafios. Confiam nas suas habilidades para lidar com os problemas e superar os desafios. Quando sentem que não têm essas habilidades são capazes de pedir ajuda.
5. Desmotivação esporadicamente presente. As crianças otimistas, por vezes, também se desmotivam, pois, as circunstâncias não são favoráveis.
6. Foco no presente e no futuro, tendo expectativas, sonhos e objetivos futuros.
Assim, devido ao facto de pensarem que as coisas podem correr melhor, permitem-lhes sonhar e mais facilmente alcançar esses sonhos de forma resiliente e mais determinada.
Kommentare