top of page
  • Foto do escritorAlexandra Gomes

Crianças tolerantes… Pais tolerantes


A educação para a tolerância é essencial na conceção de uma geração diferente e mais evoluída emocionalmente. Crianças tolerantes advêm de pais tolerantes e a sua prática educativa assenta em dois princípios:


- Promoção do respeito pelos colegas do trabalho/da escola, empatizando com as diferenças;


- Sensibilização para as várias formas de discriminação (idade, género, raça, cultura, religião, etc.).


Particularmente os pais devem fortalecer determinados procedimentos promotores da educação para a tolerância, junto dos seus filhos/educandos.

Por exemplo, em casa o estabelecimento de limites é fundamental, na medida em que ativa nas crianças a resiliência, a compreensão e a aceitação.

Deve, também, ser incentivado o desenvolvimento de um espírito crítico, assente em factos e não em estereótipos. As tarefas devem ser divididas igualmente e o seu ensino deve ser feito através da prática (educação pelo exemplo).

Sempre que passem na TV notícias relativas a todas as formas de discriminação, estas devem ser explicadas e clarificadas todas as dúvidas que daí possam surgir.

Recorrer à ludicidade (livros, cinema, brinquedos, jogos de tabuleiro) para promover a interiorização dos principais conceitos para a igualdade é, igualmente, uma boa estratégia de educação para a tolerância. Permitir e reforçar a convivência intergeracional natural e espontânea.


Por último, respeitar as diferenças sempre e sem exceção.







24 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Como pode a escola formar alunos felizes?

A escola desempenha um papel crucial na formação de alunos felizes, não apenas fornecendo conhecimento académico, mas também promovendo competências sociais, emocionais e pessoais. Várias são as estra

Como gerir a pressão nos períodos de avaliação

Os períodos de avaliação representam um momento inquietante para os alunos e gerador de uma sintomatologia ansiogénica inevitavelmente prejudicial. Lidar com a pressão nos períodos de avaliação é desa

Comentários


bottom of page