top of page
  • Foto do escritorAlexandra Gomes

Cuidar da Saúde Mental dos Professores

O desgaste que é provocado pelo exercício da atividade de ensino, tem impacto significativos na saúde mental dos professores, sendo, por isso, importante que sejam aplicadas metodologias e abordagens que fomentem o bem-estar dos professores e a vontade de darem o seu melhor, de forma construtiva.


A escola pode fazê-lo de várias formas, entre elas:


1. Criar um espaço que priorize o diálogo

A criação de oportunidades de diálogo é uma estratégia fundamental para a manutenção da saúde mental, nas mais diversas esferas sociais. Através do diálogo são partilhadas inquietações, repensadas soluções e encontrado afeto, empatia e acolhimento. Este espaço pode ser concretizado através de reuniões em grupo, reuniões individuais (entre o coordenador e o professor), conversas com pais e com profissionais de saúde mental.


2. Gerir a sobrecarga de trabalho

A gestão adequada da sobrecarga de trabalho é determinante na promoção da saúde mental dos professores.


3. Permitir a autonomia saudável dos professores

Os professores precisam de se sentir integrados na escola, por isso deve ser estimulada a sua autonomia. É através desta autonomia que os professores encontram novas fontes de pesquisa, metodologias pedagógicas, aplicabilidade prática das aulas e transversalidade de conteúdos, gerando maior satisfação e contribuindo para a sua saúde mental.


4. Incentivar a procura de ajuda terapêutica

A ajuda terapêutica deve ser transversal a todos. Esta traduz-se não só no apoio individualizado, mas na participação em dias de bem-estar com o grupo docente e em palestras e formações não técnicas, aproximando os professores de um maior autoconhecimento.


Estas são propostas que, embora corram o risco de ser percecionadas como ideais e inexequíveis, se forem adotadas, direta ou indiretamente, por cada docente, com o tempo, provocarão um estado de bem-estar emocional e uma prática profissional motivada e com maior sucesso pedagógico

84 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Como ajudar os jovens a lidar com a frustração

Quando os jovens se sentem frustrados é crucial entender a fonte da frustração e ajudá-los a desenvolver mecanismos saudáveis para lidar com ela. Várias são as situações que podem causar frustração no

コメント


bottom of page