Nesta altura do ano, o cansaço já se manifesta na maioria dos alunos e pesa, ainda mais, com a proximidade da época de avaliação.
É totalmente compreensível este sentimento por entre os alunos (e os professores), especialmente quando o ano letivo já vai longo.
O facto é que o ano ainda não terminou, e quanto a isso, nada a fazer. Agora, o que pode ser feito é a adoção de algumas estratégias necessárias para ajudar a terminar esta fase positivamente. Neste sentido, seguem-se algumas dicas cujo propósito é aligeirar uma época já sentida com alguma penalidade.
1. Organizar-se. Fazer uma lista de todas as tarefas e avaliações pendentes e criar um plano para lidar com elas. A organização ajuda a reduzir a sensação de sobrecarga.
2. Gerir o tempo. Distribuir as tarefas ao longo do tempo disponível, evitando deixar tudo para a última hora, gerador de stresse e pressão.
3. Cuidar de si próprio. Dedicar tempo para relaxar e descansar. Durante o estudo é importante fazer pausas regulares e priorizar um sono reparador.
4. Pedir ajuda quando necessário. Sempre que for sentido é importante procurar ajuda dos professores, colegas, amigos, familiares ou até profissionais de saúde mental. Ao partilhar as próprias inquietações é sentido um alívio da pressão e várias vezes recebida orientação e algum apaziguamento.
5. Celebrar as próprias conquistas. À medida que vão sendo conquistadas as tarefas propostas, é importante tirar um momento para reconhecer e celebrá-las, por menos significativas que pareçam.
6. Manter uma mentalidade positiva. Ter sempre presente que os momentos de avaliação representam um momento de evolução e aprendizagem, uma oportunidade de melhorar o que ficou aquém do resultado correto. Além disso gera um sentimento de autoconfiança, capacitado pela superação destes desafios.
Apesar de ser normal a sensação de sobrecarga, esta é fraturante e desestabilizadora. Por isso, com o tempo e o cuidado adequados, o ano letivo é concluído de forma positiva e bem-sucedida.
Comments