top of page
  • Foto do escritorAlexandra Gomes

Estratégias para melhorar a compreensão da leitura das crianças


A melhoria da compreensão da leitura pelas crianças é fundamental para o seu desenvolvimento académico e cognitivo. Neste contexto, é importante a implementação de algumas estratégias que podem ajudar.


1. Ler em voz alta: a leitura em voz alta permite que as crianças ouçam e acompanhem a pronúncia correta das palavras, além de estimular o interesse pela história. Isto ajuda a desenvolver habilidades de escuta ativa e compreensão.


2. Discussão sobre o texto: após a leitura, é importante discutir o texto com a criança. Fazer perguntas sobre o assunto, as personagens e os principais acontecimentos. Desta forma é estimulada a reflexão e a análise crítica e aprofundada a compreensão do conteúdo.


3. Construção do vocabulário: a boa leitura e a compreensão adequada do texto, implica ter um bom léxico verbal. Desta forma, as crianças devem ser incentivadas a aprender novas palavras por meio de atividades, tais como jogos de palavras, uso de dicionários ilustrados e conversas significativas. Deve também ser explicado o significado das palavras desconhecidas encontradas durante a leitura.


4. Leitura guiada: as crianças beneficiam de leitura guiada, quando o adulto lê com elas, apontando as palavras e explicando o contexto. Com o tempo, as crianças vão ganhando confiança e acabam por assumir a leitura por conta própria.


5. Leitura regular: a prática regular da leitura é essencial para melhorar a compreensão da leitura. Para isso pode ser estabelecido um horário diário para a leitura, seja individual ou em grupo.


6. Variedade de géneros literários: expor as crianças a diferentes tipos de textos (contos, poesia, banda desenhada, biografias, notícias, etc.).


7. Estimular a imaginação: incentivar as crianças a visualizarem as cenas e os personagens nos textos. Em seguida pedir para que desenham ou escrevam sobre o que imaginaram.


8. Usar recursos visuais: recorrer a ilustrações, diagramas ou esquemas para auxiliar a compreensão.


9. Promover o acesso aos livros: manter uma ampla variedade de livros disponíveis em casa ou na escola. Quanto mais estiverem expostas à leitura, maior é a oportunidade das crianças praticarem e melhorarem a compreensão.


Cada criança é única e por isso estas diferentes estratégias podem funcionar melhor com umas, sendo fundamental ajustá-las ao nível de desenvolvimento de cada criança.

50 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

É um pesadelo ou um terror noturno? Como distinguir

Por vezes, durante a noite, quando deveriam descansar após um dia ativo e preenchido, as crianças têm um sono agitado, com alguns pesadelos, o que faz com que despertem cansadas e com irritabilidade.

댓글


bottom of page