top of page
  • Foto do escritorAlexandra Gomes

O estado atual da saúde mental dos jovens adolescentes

A adolescência é uma fase desenvolvimental essencial na vida dos jovens. Esta é uma época em que se desenvolvem competências básicas psicosocioemocionais, preditoras de uma vida adulta saudável, ativa e produtiva.


Nesta fase são-se mudanças significativas que exigem dos jovens aceder a vários recursos para lidarem com os desafios e adversidades que vão chegando até si. Adicionalmente, os fatores sanitários e sociais também representam um obstáculo à Saúde Mental e ao bem-estar pessoal de cada um.


A pandemia COVID-19 surgiu como um desafio significativo à saúde mental dos jovens, derivado do distanciamento físico, das medidas de confinamento e do medo de infeção/infetar… Estes fatores assumiram um maior significado, na medida em que nesta fase os jovens têm maior necessidade de interagir com os seus pares e construir novas amizades.


Metaforizando, é como ordenar uma criança que começa a dar os primeiros passos, a ficar sentada ininterruptamente, sem poder caminhar.


Como resultado, os problemas de ansiedade e depressão agravaram e os adolescentes referiram (e ainda referem) sentir-se mais irritados, aborrecidos, nervosos e preocupados.


Atualmente ainda se sentem as consequências da era pandémica e o apoio familiar e psicoterapêutico, por isso, torna-se fundamental na superação dos condicionalismos sentidos por todos.


56 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

A dificuldade em cumprir as resoluções de Ano Novo

O Ano Novo começou e com ele as inúmeras resoluções para que este ano seja “O Ano”. No entanto, ano após ano, as metas que em janeiro pareciam ter tanta força…ficam no papel. O que parece fácil no iní

A importância de ter um Propósito de Vida

O ano está a terminar e, nesta altura, a maioria das pessoas faz uma retrospetiva sobre o ano a findar, as conquistas realizadas, as perdas vivenciadas e as aprendizagens obtidas para, no final, atrib

bottom of page