• Alexandra Gomes

O estado atual da saúde mental dos jovens adolescentes

A adolescência é uma fase desenvolvimental essencial na vida dos jovens. Esta é uma época em que se desenvolvem competências básicas psicosocioemocionais, preditoras de uma vida adulta saudável, ativa e produtiva.


Nesta fase são-se mudanças significativas que exigem dos jovens aceder a vários recursos para lidarem com os desafios e adversidades que vão chegando até si. Adicionalmente, os fatores sanitários e sociais também representam um obstáculo à Saúde Mental e ao bem-estar pessoal de cada um.


A pandemia COVID-19 surgiu como um desafio significativo à saúde mental dos jovens, derivado do distanciamento físico, das medidas de confinamento e do medo de infeção/infetar… Estes fatores assumiram um maior significado, na medida em que nesta fase os jovens têm maior necessidade de interagir com os seus pares e construir novas amizades.


Metaforizando, é como ordenar uma criança que começa a dar os primeiros passos, a ficar sentada ininterruptamente, sem poder caminhar.


Como resultado, os problemas de ansiedade e depressão agravaram e os adolescentes referiram (e ainda referem) sentir-se mais irritados, aborrecidos, nervosos e preocupados.


Atualmente ainda se sentem as consequências da era pandémica e o apoio familiar e psicoterapêutico, por isso, torna-se fundamental na superação dos condicionalismos sentidos por todos.


Fonte:Contributo_para_programa_parlamento_dos_jovens_saude_mental_jovens.pdf (ordemdospsicologos.pt)

53 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

O desgaste que é provocado pelo exercício da atividade de ensino, tem impacto significativos na saúde mental dos professores, sendo, por isso, importante que sejam aplicadas metodologias e abordagens

Estamos em Dezembro! Os dias estão menos claros, a chuva marca o seu lugar e o frio, timidamente, tenta aparecer e ficar, mas ainda por breves momentos. Seja de que forma for, por entre resquícios pa

Quando se fala em Bullying, espontaneamente considera-se como sendo uma realidade grave entre crianças. Mas o Bullying é também uma realidade entre os adultos, particularmente entre os professores, co