A adolescência é uma fase desenvolvimental essencial na vida dos jovens. Esta é uma época em que se desenvolvem competências básicas psicosocioemocionais, preditoras de uma vida adulta saudável, ativa e produtiva.
Nesta fase são-se mudanças significativas que exigem dos jovens aceder a vários recursos para lidarem com os desafios e adversidades que vão chegando até si. Adicionalmente, os fatores sanitários e sociais também representam um obstáculo à Saúde Mental e ao bem-estar pessoal de cada um.
A pandemia COVID-19 surgiu como um desafio significativo à saúde mental dos jovens, derivado do distanciamento físico, das medidas de confinamento e do medo de infeção/infetar… Estes fatores assumiram um maior significado, na medida em que nesta fase os jovens têm maior necessidade de interagir com os seus pares e construir novas amizades.
Metaforizando, é como ordenar uma criança que começa a dar os primeiros passos, a ficar sentada ininterruptamente, sem poder caminhar.
Como resultado, os problemas de ansiedade e depressão agravaram e os adolescentes referiram (e ainda referem) sentir-se mais irritados, aborrecidos, nervosos e preocupados.
Atualmente ainda se sentem as consequências da era pandémica e o apoio familiar e psicoterapêutico, por isso, torna-se fundamental na superação dos condicionalismos sentidos por todos.
Comments