Em forma de desabafo é apresentada a reflexão de um adolescente de 12 anos de idade, sobre o melhor horário para os jovens da sua geração, representando uma oportunidade de expressão, liberdade e regulação de uma vida plena.
“Normalmente, o horário escolar de um adolescente assenta em duas tardes/manhãs «livres», e períodos letivos com os restantes dias da semana completos.
Na minha opinião, estes horários deviam ser modificados e, por exemplo, ter um período letivo três manhãs e duas tardes. Para além disso, o tempo não letivo podia ser utilizado para realizar outras atividades que fossem ao encontro dos diversos interesses de cada um e desenvolvessem competências que a escola não trabalha. Por exemplo, praticar um tipo de desporto que não tenha na escola e sendo desporto ou outra área de interesse, atingir uma meta pessoal.
Por outro lado, esse tempo livre podia ser usado para praticar atividades ou integrar grupos muito importantes para o desenvolvimento dos adolescentes. Essas atividades podem ser fazer parte de um grupo com interesses comuns, criar coisas novas, descansar, ler, dormir e jogar.
Em jeito de conclusão, o horário letivo dos adolescentes deve ser reduzido, para que estes possam ter outras atividades e talvez assim se tornem mais motivados pelas aulas e pelo estudo que elas implicam.”
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