top of page
  • Foto do escritorAlexandra Gomes

“O meu Milagre de Natal”: como tornar o mês do Natal num mês especial


O Natal deve ser mais do que “apenas” os dias 24 e 25 de dezembro. São comuns as emoções sensaboronas no final do dia 25: “tanta expectativa pelo Natal…e já passou”.


Iniciado o mês de dezembro, o mês de Natal, e torná-lo especial envolve criar momentos significativos e memoráveis para cada um. E é tão simples transformar o Natal num verdadeiro “milagre”.


Seguem-se algumas ideias que, ainda que simples, são encantadoras:


1. Dedicar tempo de qualidade. Desconectar-se das distrações tecnológicas e concentrar-se nas pessoas ao seu redor, criando momentos significativos e memoráveis para todos. Organizar atividades que promovam a interação, como jogos de tabuleiro, caça ao tesouro, Karaoke…


2. Decorar a casa de forma especial. Usar luzes, enfeites e decorações que criem uma atmosfera acolhedora e festiva. Envolver a família na decoração para tornar o processo mais divertido e significativo.


3. Criar ou manter tradições especiais. Estas podem ser desde a preparação de uma refeição especial até à leitura de histórias de Natal. Participar em eventos natalícios como desfiles, mercados ou apresentações.


4. Preparar presentes significativos. Em vez de optar por presentes caros, é interessante o foco em presentes com significado. Estes derivam da atenção atribuída ao que cada pessoa valoriza e encontrar algo que demonstre cuidado e consideração (presentes feitos à mão, como artesanato ou doces caseiros).


5. Ser solidário. Envolver-se em atividades solidárias, seja doando para instituições de caridade locais, participando em eventos solidários ou fazer algo especial por alguém que precise. Ao ajudar os outros é gerada uma sensação de realização e atribuído o verdadeiro significado ao Natal.


6. Preparar uma refeição especial. Esta não tem que ser no Natal, mas num dia e que represente o Natal. A partilha de uma refeição deliciosa pode ser uma experiência gratificante.


7. Refletir e agradecer. Tirar um tempo para refletir sobre o ano e expressar gratidão sobre o que tem. Aproveitar também para manifestar as expectativas pessoais para o novo ano que se avizinha.


O Natal, mais do que presentes e festas, significa conexão, amor e generosidade. Ao criar um ambiente onde esses valores são celebrados está a criar-se uma oportunidade de viver uma época natalícia verdadeiramente especial e inesquecível!


Votos de um feliz mês de Natal!

 

60 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Como ajudar os jovens a lidar com a frustração

Quando os jovens se sentem frustrados é crucial entender a fonte da frustração e ajudá-los a desenvolver mecanismos saudáveis para lidar com ela. Várias são as situações que podem causar frustração no

コメント


bottom of page