top of page
  • Foto do escritorAlexandra Gomes

O Natal já passou… E agora?


O mês de dezembro é vivido de forma intensa, seja pelas atitudes solidárias de caridade e amor, seja pela tristeza que se agudiza dada a ausência de ente queridos.


O que é certo é que passa o dia 25…e agora? O Natal já passou e a ilusão emocional também?


É normal experimentar uma variedade de emoções durante as festas e após o seu término a desilusão emocional a elas associadas.


Para ajudar a melhorar o ânimo após o Natal seguem-se algumas sugestões:


1. Aceitar as emoções. É normal sentir uma multiplicidade emocional após os eventos significativos.


2. Reflexão positiva. Focar-se nos momentos positivos que existiram no Natal, sejam interações, sorrisos e outras experiências agradáveis.


3. Cuidado pessoal. Dedicar algum tempo ao autocuidado, através de atividades relaxantes (ler um livro, tomar um banho longo, praticar exercício físico ou meditar…).


4. Conectar-se com os outros. A solidão ou a tristeza podem ser diminuídas procurando amigos ou familiares para conversar e partilhar emoções, à medida que são fortalecidos os laços sociais.


5. Estabelecer metas pequenas. Definir metas alcançáveis para os dias ou semanas seguintes, criando um senso de realização ou motivação.


6. Voltar à rotina. Retomar as atividades regulares. A rotina pode proporcionar estabilidade e ajudar a manter um senso de normalidade.


7. Planear algo positivo. Planear atividades de gosto ou interesse pessoais (ver um filme, fazer uma caminhada ao ar livre, experimentar uma nova receita culinária…).


8. Aprender com a experiência. Refletir sobre o que correu bem durante o Natal e o que poderia ser melhorado. Desta forma são ajustadas expectativas para futuros eventos.


Adotando estas estratégias, o turbilhão emocional sentido atenua-se e é retomado o quotidiano pessoal. Se, ainda assim persistirem ou se intensificarem estas emoções, pode ser útil recorrer a um profissional de saúde mental para obter apoio adicional e orientação especializada.

 

40 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

A dificuldade em cumprir as resoluções de Ano Novo

O Ano Novo começou e com ele as inúmeras resoluções para que este ano seja “O Ano”. No entanto, ano após ano, as metas que em janeiro pareciam ter tanta força…ficam no papel. O que parece fácil no iní

A importância de ter um Propósito de Vida

O ano está a terminar e, nesta altura, a maioria das pessoas faz uma retrospetiva sobre o ano a findar, as conquistas realizadas, as perdas vivenciadas e as aprendizagens obtidas para, no final, atrib

bottom of page