top of page
Foto do escritorAlexandra Gomes

O Regresso às Aulas e os 5 princípios do Não Desperdício

Neste regresso às aulas, numa época em que cada vez mais se apela à sensibilidade humana para cuidar do nosso lindo Planeta Azul, é importante aplicar o já conhecido Movimento de Bea Johnson “Zero Waste”, integrado na sua filosofia de vida Zero Waste Home[i].

O Movimento Zero Waste, assenta nos seguintes princípios base:

1º Recusar o que não precisa;

2º Reduzir o que precisa;

3º Reutilizar o que consome/usa;

4º Reciclar o que não pode usar, reduzir ou reutilizar, e;

5º Fazer compostagem com o que sobra.

Estes princípios, por entre várias áreas de vida, podem ser aplicados também no regresso às aulas, à medida que se educam as crianças para uma atitude mais ecológica e sustentável para com os outros e a sua “Casa”.


Assim é importante fazer por:

Reutilizar o material escolar do ano anterior

Começar por reunir as canetas e os lápis, marcadores, dossiers, as capas, os clips, as mochilas, os estojos e as réguas que ainda se encontram “utilizáveis”, advindos do ano anterior. Em seguida, filtrar o que efetivamente é necessário substituir e ser assertivo nesta decisão amorosamente comunicada às suas crianças.

Não adquirir o material de uma vez só

Com a lista de material na mão, verificar o que efetivamente tem de adquirir. Começar por doar o material que não precisa a outras crianças ou instituições; optar por cadernos que tenham agrafos (em vez de argolas) e em papel reciclado; preferir canetas de tinta permanente recarregáveis; em vez de marcadores, optar por lápis de cor fluorescentes para sublinhar; sendo viável, usar clips em vez de agrafos. O papel já não necessário pode ser usado para outro fim ou ser reciclado.

Lanches conscientes

Sempre que for possível, optar pelos lanches caseiros, e transportá-los nos tradicionais sacos de pano ou nos de papel que vêm com o pão; escolher frascos de vidro bem vedados para transportar a bebida e/ou comida; usar guardanapos de pano.


Roupa e Calçado

O crescimento das crianças é como um sopro num dia de vento: rápido e inesperado. Por isso, fazer por usar roupa em 2ª mão (herdada dos irmãos, primos, amigos, ou de lojas com venda em 2ª mão) é uma saudável opção.


Estes são pequenos gestos que podem estar presentes no dia a dia das crianças. No final, a família obtém um modo mais sustentável de vida e um rendimento familiar mais atrativo.

Bom recomeço de ano!

[i] Casa - Casa zero de lixo (zerowastehome.com

65 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Preparar as crianças para a chegada de Natal

A época que antecede o Natal, conhecida pela religião católica como o Advento, é também uma oportunidade para todos prepararem a chegada...

Uma escola que respeita as crianças

A Saúde Mental é um tema que tem sido abordado transversalmente nos vários contextos humanos, talvez porque a sua fragilidade também seja...

Qualificar o tempo

Com a azáfama do dia a dia, o tempo torna-se um valor escasso. E esta escassez é sentida no cuidado próprio e no cuidado com os outros....

Comments


bottom of page