top of page
  • Foto do escritorAlexandra Gomes

Os contributos da Inteligência Artificial no desenvolvimento infantil

A Inteligência Artificial (IA) chegou e está para ficar. Das finanças aos cuidados de saúde, esta é uma ferramenta usada em todas as áreas da vida.


Dada a sua disseminação na humanidade, surge uma preocupação: o seu impacto especialmente nas gerações mais jovens.


Por isso, é essencial conhecer como a IA afetará a vida das crianças e o seu desenvolvimento, no presente e no futuro.


A IA é uma forma de programação informática que permite que as máquinas integrem os dados e tomem decisões sem a intervenção humana. Esta ferramenta está a ser usada em vários setores, incluindo diagnósticos médicos, momentos lúdicos, automação de processos fabris, assistentes virtuais e mecânica automóvel autónoma.


Sem dúvida que a tecnologia de IA tem o potencial de revolucionar a maioria das áreas vitais, da saúde à educação. Por isso o conceito da IA tanto pode gerar alguma inquietação, por serem assumidas funções que aos humanos pertenciam, mas também melhora as vidas de forma positiva.


Perspetivando a presença da IA na Humanidade de forma positiva, seguem-se alguns benefícios para as gerações futuras:


1. Experiências pedagógicas melhoradas. A educação requer um acompanhamento constante e a criação permanente de conteúdos para atender às necessidades dos alunos. Através da IA esse processo pode ser automatizado, permitindo análises de dados e geração de conteúdos mais eficiente. Desta forma as experiências pedagógicas são mais facilmente ajustadas às necessidades de cada aluno, aumentando a sua possibilidade de sucesso.


2. Melhoria dos resultados de saúde. A IA pode ser usada para analisar grandes quantidades de dados do paciente para identificar possíveis problemas médicos que podem passar despercebidos pelos métodos tradicionais. Desta forma os médicos veem facilitado o diagnóstico e o tratamento dos seus pacientes, com mais precisão e rapidez.


3. Ambientes digitais mais seguros. A IA pode ajudar a detetar atividades maliciosas na Internet e identificar possíveis ameaças, proporcionando um ambiente mais seguro, sobretudo para as crianças.


4. Acesso ampliado aos recursos. As crianças precisam de recursos para aprender e crescer e os sistemas baseados em IA podem ir ao encontro dessa carência, fornecendo os recursos e as ferramentas de ensino adaptadas às suas próprias necessidades. Os sistemas baseados na IA fornecem também o acesso a vastas bibliotecas de material educacional (livros, vídeos, documentários on line, jogos interativos…). Desta forma, um maior número de crianças tem acesso a recursos aos quais, de outra forma, não teria acesso.


5. Maiores oportunidades de carreira e desenvolvimento de habilidades. Uma vez que os sistemas de IA são criados para otimizar e complementar o trabalho humano, então, através da IA, as tarefas específicas tornam-se mais eficientes e ou são fornecidas mais oportunidades para o desenvolvimento de habilidades pessoais necessárias para um futuro de sucesso.


No entanto é importante reter que o uso da IA no desenvolvimento infantil também levanta questões éticas e de segurança, tal como será referenciado no artigo seguinte. Como em todas as áreas no desenvolvimento infantil, é essencial equilibrar o uso da tecnologia com outras formas de aprendizagem e interação social, a fim de garantir um desenvolvimento holístico e saudável.


35 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

É um pesadelo ou um terror noturno? Como distinguir

Por vezes, durante a noite, quando deveriam descansar após um dia ativo e preenchido, as crianças têm um sono agitado, com alguns pesadelos, o que faz com que despertem cansadas e com irritabilidade.

Commenti


bottom of page