top of page
  • Foto do escritorAlexandra Gomes

Os Jovens como cartão de visita de Portugal


Portugal é conhecido pelas suas beleza natural e diversidade paisagística, pelo seu património histórico e cultural, pela sua gastronomia de qualidade no sabor e na confeção, pelo clima agradável e, acima de tudo, pela sua hospitalidade e simpatia, tornando os visitantes e novos residentes rapidamente à vontade.


A receção e o acolhimento de turistas, como cartão de visita do nosso país, pode ser uma excelente oportunidade para os nossos jovens desenvolverem habilidades sociais, de comunicação e liderança, culturais e emocionais, enquanto promovem a consciencialização sobre práticas cidadãs.


No acolhimento de turistas, à sua chegada, os jovens podem ativar as suas hospitalidade e empatia, ao recebê-los com um sorriso e uma atitude amigável e mostrando-se disponíveis para ajudar em caso de dúvidas ou necessidades. Para tal, os jovens devem estar bem informados sobre a cidade, os pontos turísticos, os eventos culturais e os serviços essenciais para fornecer informações básicas e úteis. Esta também é uma boa oportunidade para atuarem como guias turísticos em Centros de Informações Turísticas, disponibilizando passeios pela cidade. Não menos interessante é a promoção do intercâmbio cultural, por estes jovens, através do qual os turistas podem conhecer mais sobre a cultura local e os jovens podem aprender sobre outras culturas.


Ao estarem ativos no acolhimento dos turistas, os jovens podem, também, ser responsáveis pela consciencialização ambiental. Por este motivo, devem informar os turistas sobre a importância da reciclagem, a economia da água e da energia e práticas sustentáveis durante a estadia, tais como a organização de caminhadas ecológicas ou a plantação de árvores. Por outro lado, os jovens podem também ensinar/recordar sobre a importância de respeitar as tradições locais e os direitos humanos e, assim, promover o respeito pelas diferenças culturais, étnicas e religiosas.


Os jovens podem, também, representar Portugal como um bom país anfitrião, através da organização de workshops e palestras sobre cidadania, sustentabilidade e história local.


Ao acolher os turistas e educá-los para a cidadania, os jovens não apenas contribuem para uma experiência positiva para os visitantes, como também fortalecem as suas próprias compreensão e prática de cidadania, promovendo um ambiente mais respeitoso e sustentável para todos.

19 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Como ajudar os jovens a lidar com a frustração

Quando os jovens se sentem frustrados é crucial entender a fonte da frustração e ajudá-los a desenvolver mecanismos saudáveis para lidar com ela. Várias são as situações que podem causar frustração no

Comments


bottom of page