top of page
Foto do escritorAlexandra Gomes

Principais benefícios com melhoria da experiência académica dos alunos

No artigo anterior são identificadas estratégias de melhoria da experiência académica dos alunos, as quais visam a promoção do seu bem-estar, em geral. Particularmente, os benefícios resultantes desta experiência vão muito além daqueles que os alunos podem obter. Na realidade, uma experiência positiva para os alunos implica uma melhoria geral do serviço prestado pela escola, o que, por sua vez, implica maior adesão à entidade escolar e melhor desempenho académico.


Quando experienciam positivamente o seu papel como alunos, numa determinada escola, estes veem desenvolvidas as seguintes características:


1. O compromisso efetivo com a escola. Com atividades pensadas para os alunos, um atendimento adequado e a inovação em ferramentas e estratégias atrativas, estes sentem-se valorizados, importantes e com a sensação de “fazer valer” o tempo ou recurso que despendem.


2. A permanência positiva na escola. Quando os alunos se sentem acolhidos e tratados de forma adequada e humanizada sentem o espaço escola como um lugar seguro e de conforto, aumentando a sua vontade em estar qualitativamente na escola. Por isso é muito importante criar momentos para fortalecimento de vínculos. São estes que vão criar a sensação de pertença, tão importante para evitar comportamentos indisciplinados e provocatórios para a evasão escolar.


3. O desenvolvimento de soft skills. Quando o ambiente escolar é mais harmonioso, as condições estruturais do espaço escola adequadas e o atendimento melhor, é criada a oportunidade de desenvolver habilidades sócioemocionais nos alunos, tão importantes no seu dia a dia. Quando os alunos vivenciam manifestações empáticas, gentis e resolutivas pelos recursos humanos da escola (docentes e não docentes), de forma espelhada desenvolvem e manifestam esses mesmo comportamentos.


4. Ambiente capaz de identificar potencialidades nos alunos. Uma boa experiência dos alunos permite-lhes serem quem realmente são e expressar as suas potencialidades, os seus dons, os seus atributos académicos e culturais. Um bom espaço para trabalhar faz com que os alunos se sintam mais valorizados e motivados, o que promove o sucesso académico e pessoal.


Este é um círculo auto compensatório que é motivado e motiva os elementos envolvidos: os alunos.


Com um ano letivo a terminar, aproxima-se uma oportunidade de repensar estratégias que motivem os alunos a querer efetivamente estar e usufruir do espaço escola e a experienciarem o sucesso integral.


36 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

O “Método Loci”

O “Método Loci”, “Palácio mental” ou “Palácios da memória” é uma técnica mnemónica ideal para reinar a mente na área da memória. É uma...

Comments


bottom of page