No artigo anterior são identificadas estratégias de melhoria da experiência académica dos alunos, as quais visam a promoção do seu bem-estar, em geral. Particularmente, os benefícios resultantes desta experiência vão muito além daqueles que os alunos podem obter. Na realidade, uma experiência positiva para os alunos implica uma melhoria geral do serviço prestado pela escola, o que, por sua vez, implica maior adesão à entidade escolar e melhor desempenho académico.
Quando experienciam positivamente o seu papel como alunos, numa determinada escola, estes veem desenvolvidas as seguintes características:
1. O compromisso efetivo com a escola. Com atividades pensadas para os alunos, um atendimento adequado e a inovação em ferramentas e estratégias atrativas, estes sentem-se valorizados, importantes e com a sensação de “fazer valer” o tempo ou recurso que despendem.
2. A permanência positiva na escola. Quando os alunos se sentem acolhidos e tratados de forma adequada e humanizada sentem o espaço escola como um lugar seguro e de conforto, aumentando a sua vontade em estar qualitativamente na escola. Por isso é muito importante criar momentos para fortalecimento de vínculos. São estes que vão criar a sensação de pertença, tão importante para evitar comportamentos indisciplinados e provocatórios para a evasão escolar.
3. O desenvolvimento de soft skills. Quando o ambiente escolar é mais harmonioso, as condições estruturais do espaço escola adequadas e o atendimento melhor, é criada a oportunidade de desenvolver habilidades sócioemocionais nos alunos, tão importantes no seu dia a dia. Quando os alunos vivenciam manifestações empáticas, gentis e resolutivas pelos recursos humanos da escola (docentes e não docentes), de forma espelhada desenvolvem e manifestam esses mesmo comportamentos.
4. Ambiente capaz de identificar potencialidades nos alunos. Uma boa experiência dos alunos permite-lhes serem quem realmente são e expressar as suas potencialidades, os seus dons, os seus atributos académicos e culturais. Um bom espaço para trabalhar faz com que os alunos se sintam mais valorizados e motivados, o que promove o sucesso académico e pessoal.
Este é um círculo auto compensatório que é motivado e motiva os elementos envolvidos: os alunos.
Com um ano letivo a terminar, aproxima-se uma oportunidade de repensar estratégias que motivem os alunos a querer efetivamente estar e usufruir do espaço escola e a experienciarem o sucesso integral.
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