top of page
  • Foto do escritorAlexandra Gomes

Principais benefícios com melhoria da experiência académica dos alunos

No artigo anterior são identificadas estratégias de melhoria da experiência académica dos alunos, as quais visam a promoção do seu bem-estar, em geral. Particularmente, os benefícios resultantes desta experiência vão muito além daqueles que os alunos podem obter. Na realidade, uma experiência positiva para os alunos implica uma melhoria geral do serviço prestado pela escola, o que, por sua vez, implica maior adesão à entidade escolar e melhor desempenho académico.


Quando experienciam positivamente o seu papel como alunos, numa determinada escola, estes veem desenvolvidas as seguintes características:


1. O compromisso efetivo com a escola. Com atividades pensadas para os alunos, um atendimento adequado e a inovação em ferramentas e estratégias atrativas, estes sentem-se valorizados, importantes e com a sensação de “fazer valer” o tempo ou recurso que despendem.


2. A permanência positiva na escola. Quando os alunos se sentem acolhidos e tratados de forma adequada e humanizada sentem o espaço escola como um lugar seguro e de conforto, aumentando a sua vontade em estar qualitativamente na escola. Por isso é muito importante criar momentos para fortalecimento de vínculos. São estes que vão criar a sensação de pertença, tão importante para evitar comportamentos indisciplinados e provocatórios para a evasão escolar.


3. O desenvolvimento de soft skills. Quando o ambiente escolar é mais harmonioso, as condições estruturais do espaço escola adequadas e o atendimento melhor, é criada a oportunidade de desenvolver habilidades sócioemocionais nos alunos, tão importantes no seu dia a dia. Quando os alunos vivenciam manifestações empáticas, gentis e resolutivas pelos recursos humanos da escola (docentes e não docentes), de forma espelhada desenvolvem e manifestam esses mesmo comportamentos.


4. Ambiente capaz de identificar potencialidades nos alunos. Uma boa experiência dos alunos permite-lhes serem quem realmente são e expressar as suas potencialidades, os seus dons, os seus atributos académicos e culturais. Um bom espaço para trabalhar faz com que os alunos se sintam mais valorizados e motivados, o que promove o sucesso académico e pessoal.


Este é um círculo auto compensatório que é motivado e motiva os elementos envolvidos: os alunos.


Com um ano letivo a terminar, aproxima-se uma oportunidade de repensar estratégias que motivem os alunos a querer efetivamente estar e usufruir do espaço escola e a experienciarem o sucesso integral.


31 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Mês de maio, mês da família: ainda é tempo de celebrar

Em maio, a primavera floresce E o coração da família enobrece, Com laços de amor e de ternura, Celebramos juntos a aventura. No calor de um abraço sincero, Encontramos um porto, um lugar austero, Onde

O risco social do défice de comprometimento humano

Quando se fala em “défice de comprometimento humano” entende-se, de forma mais ampla, como a forma de relacionamento enfraquecida entre as pessoas em diversos contextos sociais, profissionais e ambien

Comments


bottom of page