A autonomia das crianças é um desejo de todos os pais e é muito importante promover essa autonomia desde pequenos, seja através da participação de tarefas domésticas ou outro tipo de contribuições no contexto familiar.
Com a chegada das férias, uma das tarefas que as crianças devem começar a fazer é responsabilizarem-se pelas próprias coisas e ajudar os pais a fazer a sua mala.
De que forma os pais podem começar a ensiná-los e que recomendações devem ter em consideração? Seguem-se algumas sugestões.
1. Optar por uma mochila/mala só para a criança. Opção prática e cómoda para todos a nível organizacional, estendendo-se, também, ao cuidado em cuidar das coisas que leva, da “sua mala”.
2. Checklist das coisas que vai colocar na mala. Antes de mais, elaborar uma lista de tudo o que vai precisar para as férias. Recordar a importância de focar-se no que é estritamente necessário e não considerar as peças “se por acaso”.
3. Fazer a mala por partes. Começar pouco a pouco, pedindo à criança que se encarregue unicamente de uma parte. Pretende-se que a experiência seja positiva, enriquecedora e uma oportunidade de aprendizagem para o futuro, transmitindo a mensagem de que é melhor começar algo segmentando por parcelas.
4. Fazer uma mala organizada. Fazer uma mala não é guardar todas as coisas sem nenhuma ordem em concreto. É necessário estabelecer uma lógica que permita identificar o que se leva. A criança também deve ter presente que o que leva deve caber integralmente na mala e para isso, muitas vezes, é necessário fazer opções e tomar decisões, competência fundamental para a vida da criança, como jovem e como adulto futuramente.
5. Reverem juntos – pais e filhos – o conteúdo da mala antes de fechá-la, assim que a criança tiver terminado de preparar a mala.
6. Uma nova aprendizagem de vida. Felicitar a criança pelo trabalho realizado é muito importante na medida em que o empodera como dando um contributo para a promoção da sua autonomia.
Responsabilizar-se por fazer a própria mala é muito mais do que apenas ajudar os pais. É ganhar confiança em si própria, sentir-se capaz de fazer coisas importantes para um bem comum e promover o seu sentido de responsabilidade.
Ainda que as primeiras malas que faça não sejam perfeitas e possa faltar alguma coisa, é sempre importante elogiar a criança e recordá-la de como pode melhorar numa próxima oportunidade.
Comentarios