top of page
  • Alexandra Gomes

Saber Ser… Humano, para Ser Feliz: competências essenciais

Ser Humano significa ter e colocar ao seu serviço qualidades que lhe vão permitir ser bem-sucedido nas dimensões da sua vida, na sua forma de estar e viver.


A vida é um ciclo de mudanças e transformações contínuas e, por isso, o desenvolvimento de competências essenciais tornam o Homem mais forte e bem-sucedido.


Com a vivência da Pandemia e do confinamento, o ser humano tornou-se mais emotivo e sensível, promovendo o desenvolvimento da empatia e da generosidade. Mas com o passar da fase aguda e o acelerar atual, “novas” competências urgem desenvolver-se, esperando a criação de uma sociedade mais justa, digna e feliz.


1. Flexibilidade cognitiva: amplia a forma de pensar e agir, criando várias alternativas de resolução de problemas.


2. Criatividade: vai para além da possibilidade de perceber os padrões atuais, mas conseguindo oferecer soluções únicas para o meio onde está. A pessoa pensa “fora da caixa” e está mais apta para se adaptar às diferentes situações e às constantes mudanças.


3. Inteligência Emocional: assente na capacidade do ser humano em ser empático, lidar com os próprios sentimentos e, assim, produzir os resultados desejados. Desta forma, no futuro consegue gerir melhor equipas, tem desenvolvida a escuta ativa e o relacionamento interpessoal torna-se mais facilitado e fluente.


4. Resolução da complexidade: capacidade de lidar e resolver problemas complexos, que requer o desenvolvimento da resiliência mental e cognitiva.


5. Agilidade e adaptabilidade às diferentes situações e aos diversos desafios profissionais.


6. Liderança: liderança pessoal, através da promoção do autoconhecimento, da segurança pessoal e da autoestima. O verdadeiro líder tem a capacidade de influenciar as pessoas ao seu redor, é empático, é carismático e é comprometido em tornar o outro num ser humano melhor.


Todas estas competências assentam num princípio básico: assumir a responsabilidade do que depende de si próprio. O ser humano está em constante desenvolvimento e à medida que o procura fazer é mais bem-sucedido.


Fonte: Habilidades essenciais, de hoje e do futuro (metta.pt)

31 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Um novo ano está a ser iniciado e, com ele, um novo Ciclo se renova, dando a possibilidade de refletir sobre as intenções a colocar em prática. Nas primeiras semanas o entusiasmo com a concretização d

A época Natalícia é uma data muito especial, aguardada por muitas pessoas. Nesta época a azáfama de cumprir várias tradições, desde a decoração da casa, a compra dos presentes, os jantares de Natal e

Nestes dias, mais do que nos obrigarmos a sermos felizes, importa presentearmo-nos com TEMPO. Tempo para sentir. Esta não é uma época necessariamente feliz para todos, por variadas razões. Cada um tem

bottom of page