top of page
Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha
Crescer com Tecnologia


Resolução de Conflitos entre Crianças: Mediação Emocional e Comportamental
O Conflito como Oportunidade de Aprendizagem O conflito é uma ocorrência natural e inevitável nas relações entre crianças. Longe de ser um evento puramente negativo, a forma como os conflitos são mediados e resolvidos constitui uma das mais ricas oportunidades de aprendizagem para o desenvolvimento de competências socioemocionais. A intervenção do adulto não deve focar-se em identificar um culpado ou impor uma punição, mas sim em equipar as crianças com ferramentas para gerir


O Desenvolvimento da Empatia e do Comportamento Prossocial: Alicerces da Competência Moral e Social
A Empatia como Base da Conexão Humana O desenvolvimento social e moral de um indivíduo depende intrinsecamente da capacidade de se relacionar com o sofrimento e a alegria alheios. A Empatia – a capacidade de compreender e partilhar os sentimentos de outra pessoa – é o pré-requisito fundamental para a manifestação do Comportamento Prossocial, que engloba todas as ações voluntárias destinadas a beneficiar outrem (ajuda, partilha, conforto, cooperação). Estes dois construtos são


O Sentimento de exclusão online (FOMO): Ajudar os adolescentes a gerir a ansiedade social digital
Adolescência. Aquela fase da nossa vida onde o sentimento de pertença assume uma importância enorme. Atualmente, com o acesso às tecnologias, este sentimento passou a ser perspetivado de outra forma, e é disputado de forma mais feroz. Deixamos o recreio da escola para os ecrãs do telemóvel. Sabiam que isto já tem um nome? O fenómeno do FOMO ( Fear of Missing Out – Medo de Ficar de Fora) é a ansiedade corrosiva que assombra os adolescentes, fazendo-os sentir que, se não est
bottom of page
