Alexandra_Gomes2019-removebg-preview.png

Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha

Parentalidade

Consciente

Dr.ª Alexandra Gomes

Psicóloga

Riscos da superproteção infantil

A felicidade de ter um filho e o desejo que ele cresça e seja feliz é grandioso e sem limites. O amor é incondicional e o medo que algo de mal lhe aconteça é diretamente proporcional.

Ler Mais... 

Porque é importante dizer “não” aos filhos

Na atualidade, surgem cada vez mais educadores inquietos com a incapacidade das crianças em lidar com a frustração.

Se, com algumas crianças, a situação se prende com o perfecionismo inerente a si próprias, com outras, passa pela forma como os pais se colocam perante os “quereres” das mesmas.

Ler Mais... 

O estado atual da saúde mental dos jovens adolescentes

A adolescência é uma fase desenvolvimental essencial na vida dos jovens. Esta é uma época em que se desenvolvem competências básicas psicosocioemocionais, preditoras de uma vida adulta saudável, ativa e produtiva.

Ler Mais... 

Os principais sinais da “ansiedade face os testes”

Os “testes de avaliação” estão aí e todos os Ciclos de ensino não escapam aos “exames”.

Qualquer época de avaliação é um desafio para as crianças, os jovens e os pais, dependendo a sua intensidade da forma como a percecionam. Nesta época, geralmente, os alunos tendem a ficar mais irritados, enfadados e desanimados e os pais preocupados com a sua dedicação e o seu resultado nesta época de avaliação.

Ler Mais... 

Quando os pais querem sonhar através dos filhos

“A Mariana tem 12 anos e pratica Ballet desde os 6 anos de idade, modalidade que gosta muito e que a faz sentir muito bem. A menina tem várias amigas no Ballet, destacando-se a Bárbara, também com 12 anos, praticante da modalidade desde os 6 anos, e com quem teve grande cumplicidade, desde o primeiro ano em que se conhecerem.

Ler Mais... 

Como ajudar os filhos a fazer novos amigos

A capacidade das crianças em socializar e o conhecimento que têm sobre o valor da amizade advém do exemplo dos pais. Estes devem escutar as crianças, saber o que precisam, como se sentem e como atuam com os seus pares.

Ler Mais... 

Os pais educam pelo seu são

É do conhecimento comum que a forma como os pais educam e perspetivam os filhos influencia o tipo de adultos em que se tornam.

Ler Mais... 

Os estudantes também procrastinam

O adiamento de tarefas e decisões é uma característica transversal a várias pessoas e não menos comum é manifesta pelos jovens.

 

A Procrastinação é um comportamento complexo e muito frequente entre as pessoas, especificamente em relação às tarefas da sua vida

Ler Mais... 

Educação equilibrada, laços familiares saudáveis

Educar é uma tarefa diária desafiante. Se não for realizada de forma adequada, a educação pode “deseducar”, destruindo laços familiares.

 

Por sua vez, uma educação equilibrada – saudável e responsável – implica ter muita paciência, carinho e boa vontade, promovendo o desenvolvimento equilibrado das crianças e cuidando dos laços familiares, geradores de vínculos seguro

Ler Mais... 

Os benefícios da Música na Infância

Vários estudos têm sido desenvolvidos sobre o impacto da música na vida das crianças.

A música está presente numa variedade de atividades sociais e pedagógicas: ouve-se música nas lojas, nas ruas, em casa, no carro…

Ler Mais... 

A importância de atribuir responsabilidades às crianças

Hoje em dia, o stress e a tensão estão permanentemente presentes no quotidiano da maioria das famílias portuguesas. Quer os adultos, quer as crianças, cada um com os seus (válidos) motivos, sentem-se cansados, ansiosos e impacientes..

Ler Mais... 

O que fazer quando a Criança ou o Jovem são vítimas de Cyberbullying

O Cyberbullying pode ser um dos tipos de “ataques online” mais destrutivos que existe. Os Cyberbullies, usualmente passam-se por outras pessoas e aproveitam-se das suas inseguranças e vulnerabilidades para humilhá-las e atacá-las psicologicamente.

Ler Mais... 

Quando os pais hiperprotegem os filhos

O nascimento de um filho representa o desejo de o fazer feliz, tranquilo e distante de todos os perigos. Os pais temem pela sua felicidade e a vontade de sentir as dores pelos filhos é inigualável.

Ler Mais... 

Educar na Liberdade: Um Ato de Amor

Em tempos de celebração dos 48 anos pela conquista da Liberdade, a consciência da importância deste Direito, dos Direitos humanos e individuais, faz parte da responsabilidade dos pais e dos cidadãos, garantindo que estes não serão retirados às crianças.

Ler Mais... 

A Guerra: um (in)evitável tema de conversa?

No último mês, as notícias, as imagens e as conversas sobre a guerra estão por todo o lado e as crianças e os jovens perguntam-se e perguntam sobre o que significa.

Perante as suas questões, os adultos inquietam-se sobre o que lhes dizer e como o fazer da forma mais adequada, já que a guerra afeta profundamente a forma como as crianças e os jovens pensam e sentem.

 

Ler Mais... 

Três “Presentes” dos pais para os filhos

Os pais, com todo o Amor que sentem pelos filhos, garantem que estes tenham acesso a tudo aquilo que precisam para estarem felizes e terem um desenvolvimento saudável. 

 

Ler Mais... 

Gestos que inspiram e educam 

Na infância, há gestos que inspiram e moldam o caráter de cada um, permanecendo mais ou menos latentes ao longo de toda a vida.  

 

Ler Mais... 

Avós e netos: o segredo da cumplicidade (I) 

A cumplicidade entre avós e netos é uma das mais belas formas de expressão da parentalidade amorosa entre gerações. 

O António (nome fictício) é fruto de uma geração, onde o grau de ocupação dos pais era já elevado, mas, ao contrário da realidade atual, era vivenciado de forma privilegiada por “ter sempre alguém lá em casa”. 

Ler Mais... 

A importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos 

Com a chegada do novo ano letivo, aliada à multiplicidade de atividades que em que pais e filhos estarão envolvidos, é mais frequente do que parece a desorientação dos pais sobre como ajudar os seus filhos a serem bons alunos.

Ler Mais... 

Porque insistes em comportar-te assim? 

“Porque insistes em comportar-te assim?” 

Esta é uma questão transversal à maioria dos pais de adolescentes, quando assistem a comportamentos padrão dos seus filhos que antecipam resultados menos positivos.

Ler Mais... 

Crianças Desafiantes: como educar sem gritar

Nos dias de hoje, aliado à hiperatividade quotidiana, ao stresse laboral e aos cuidados familiares e da casa, estão os comportamentos desafiadores dos filhos. Desde o resistir a tomar banho, até ao demorar a sair do banho, passando pela resistência em comer e as dificuldades em adormecer, tudo são condutas que gastam (as já poucas) reservas dos pais, no final do dia. 

Ler Mais...

As consequências da Síndrome da Alienação Parental 

Nos últimos tempos, novas realidades foram redesenhadas, nas estruturas familiares, com impacto significativo no desenvolvimento Psicoemocional dos seus elementos, particularmente as crianças.  

 

Ler Mais...

Ensinar a Criança a Lidar com a Frustração

Uma das características que mais inquieta os pais é a dificuldade dos filhos crianças em lidarem com a frustração. 

 

Ler Mais...

A Educação Parental como o desafio de uma dupla de sucesso 

A educação parental é um dos grandes desafios de todas as mães e de todos os pais que, diariamente dão o seu melhor, ainda que o seu melhor num determinado dia não seja o melhor de todos os dias.  

Ler Mais...

A importância do desenvolvimento das life skills

O desenvolvimento humano compreende a aquisição e o trabalho de dois tipos de competências, de skills: as hard skills e as soft skills.

Ler Mais...

As birras infantis e a responsabilidade parental  

As birras infantis são um problema comum a todas as famílias e com impacto negativo em todos os seus elementos.

Ler Mais...

Pais confiantes, filhos seguros

A parentalidade é dos desafios mais marcantes da espécie humana, na medica em que representa a oportunidade para, verdadeiramente, fazer a diferença…quando tudo corre bem!

Ler Mais...

Bullying: o olhar do agressor

O Bullying continua a estar presente nas escolas e parece mais forte e imprevisível. São cada vez mais as ações de sensibilização, as diretrizes de atuação e os manifestos da comunidade

Ler Mais... 

Como diminuir a ansiedade das crianças ao domingo à noite

O domingo!

Esse dia da semana que, ao fim da tarde, com o dia a terminar, é gerador de ansiedade, um pouco por todos os lares! Afinal, o fim de semana acabou e a semana está prestes a começar

Ler Mais... 

O Halloween e a Pedagogia Infantil

O Halloween, sendo uma data comemorativa multicultural onde se homenageiam os que morreram, fascina crianças, jovens e adultos.

Apesar de ter origem pagã, os cristãos incluem a data nos seus calendários oficiais por ser quando relembram carinhosa e respeitosamente os entes queridos que faleceram.

Ler Mais... 

Quando os filhos ensinam os pais

Os pais sabem que, com a chegada dos filhos, as suas vidas mudam quase totalmente. E esta mudança implica um sem número de ensinamentos que devem transmitir aos filhos, mas também uma grande oportunidade de aprendizagem em relação aos filhos

Ler Mais... 

A importância Regra dos 24 quilates na Educação Emocional Familiar

É comumente conhecida e deferida a máxima “trata os outros como gostarias que eles te tratassem a ti”. No entanto, aplicando o princípio “trata os teus filhos como gostarias que eles tratassem os outros”, os pais comprometem-se com uma “regra de ouro” na implementação de uma educação emocional com impacto significativamente positivo no desenvolvimento equilibrado dos seus filhos

Ler Mais... 

O que os pais transmitem aos filhos

É transversal à maioria dos pais, a preocupação pelo futuro dos filhos, em detrimento da criação de bases do dia a dia. Verifica-se uma diretriz parental que defende que os filhos só devem obedecer, porque “são os pais que sabem o que é melhor para os filhos”.

Ler Mais... 

Como os pais podem ajudar no (re)começo do novo ano letivo (2ª parte)

No seguimento do artigo anterior, várias são as estratégias que os pais podem utilizar para ajudar os seus filhos a recomeçar o ano letivo de forma entusiasta e confiante!

Ler Mais... 

Os (in)dispensáveis castigos na educação das crianças

Os castigos ainda existem na conduta parental portuguesa e nalguns contextos escolares (tal como tempos reduzidos de intervalo, a escrita repetida de frases do que não deve fazer, os trabalhos de casa adicionais, tornando-os um inimigo a evitar e descredibilizando o seu objetivo…), sendo absolutamente dispensáveis na educação das crianças

Ler Mais... 

Criar vínculos afetivos com as crianças

O sentimento de vazio, sem rumo, de apatia, com uma profunda falta de vontade para fazer ou ser o que quer que seja, sobretudo nos últimos tempos, é um estado frequente por entre os adultos.

Ler Mais... 

Como estimular o gosto pela leitura em tempo de férias

No tempo de férias, é normal os pais não saberem como fazer com que os filhos passem o seu tempo de ócio com qualidade.

A opção mais fácil e, para a maioria, inevitável, é permitir que eles despendam esse tempo conectados aos ecrãs

Ler Mais... 

(Para mim) Ser mãe é...

(Para mim) ser mãe é, antes de mais…não querer ser uma mãe perfeita… Não temos filhos perfeitos, mas, desde que nascemos, tentamos melhorar, dia após dia, e este é um grande desafio.

Ler Mais... 

Como prevenir episódios de Cyberbullying

Como foi referido no artigo anterior, apesar da gravidade, pelo anonimato do agressor, e da incapacidade de circunscrever o Cyberbullying a um período de tempo ou determinado espaço, os pais e educadores formais devem adotar certas medidas de prevenção

Ler Mais... 

O papel da família na época de exames

Nesta altura do ano, as crianças e os jovens das escolas portuguesas encontram-se em época de testes e exames. Esta fase é um desafio, não só para eles como para quem reside com eles.

Ler Mais... 

Como ajudar os filhos nos TPC’s

Os Trabalhos para Casa (TPC) são importantes para os alunos, na medida em que os ajudam a consolidar o que apreenderam nas aulas e a desenvolver hábitos de estudo, essenciais ao longo do seu percurso académico.

Ler Mais... 

Dicas para afastar as crianças dos ecrãs (Parte 2)

Nesta segunda parte do artigo iniciado no dia 09 de dezembro, seguem-se dicas adicionais, propostas pela especialista de bem-estar digital Kristy Godwin, que os pais devem implementar, gerindo o tempo despendido das crianças nos ecrãs e assim contribuir para o seu desenvolvimento salutar emociona

 

Ler Mais... 

Crianças “à beira de um ataque de nervos”: gestão Parental (i)

Ser pai ou mãe é tão desafiante como extraordinário! 

Cada dia é um mistério, no qual podem estar guardados tesouros mais ou menos estimulantes… 

Ler Mais... 

Encontro de Gerações: amor a triplicar 

Não tão frequente, o encontro de gerações distantes entre si pode ser a manifestação de um Amor a Triplicar, pelas experiências vividas e o amor adquirido ao longo das três gerações.  

Esta é a história do pequeno Pedro e dos seus bisavós Glória e António, que pode muito bem ser uma história real. 

 

Ler Mais... 

“Solidões” dos pais de hoje 

Hoje em dia, os pais estão mais sós do que “antigamente”. Esta é uma solidão no espaço – por não terem quem os possa ajudar na educação dos filhos – e no tempo – distantes das gerações de pais antecedentes. 

Ler Mais... 

Castigo ou consequência? Como educar as crianças 

A fronteira entre o castigo e a consequência é muito ténue e, por isso, é natural a dúvida emergente dos pais, na melhor forma de educar os filhos. 

Ler Mais... 

Ainda a tempo de umas férias divertidas 

As férias de verão representam para os mais jovens, a oportunidade de realmente descansar, suavizar os horários das rotinas, brincar e sentir o que realmente significa ser criança.  

Ler Mais...

Burnout Parental: como superar 

Com o decorrer da Pandemia e os desequilíbrios sanitariamente impostos ao convívio familiar, geraram-se e/ou aumentaram cenários prejudiciais ao equilíbrio salutar da família e dos seus elementos

Ler Mais...

Como foi o teu dia?

Uma das inquietações comuns entre os pais é o discurso monossilábico das crianças relativamente às questões relacionadas sobre o dia passado na escola. Em resposta à questão “Como foi o teu dia?” a resposta é quase sempre “Foi bom”, ou “O teu dia correu bem?”, a resposta é “sim”

 

Ler Mais...

Educar Sem Violência numa era Pandémica 

No decorrer desta pandemia, ao contrário do que inicialmente aspirávamos e nos agarrávamos para tentar encontrar, desde o início, pontos positivos para o que se estava a passar, verifica-se que não nos tornámos mais pacientes, mais gentis, mais bondosos. Antes tornámo-nos intolerantes, irritáveis, sensíveis e desconfiados…. 

 

Ler Mais...

Decisão vocacional dos filhos: o grande desafio dos pais

Desde tenra idade é importante que cada um tenha definido o foco na sua vida. Este pressuposto leva os pais a questionarem sobre qual o caminho que os seus filhos devem seguir. 

Ler Mais...

Como gerir as expectativas dos filhos 

Ser jovem é ser ousado, é ser rebelde, é querer pensar e fazer “fora da caixa”, é questionar tudo por natureza. 

Ler Mais...

O confinamento e as famílias: resultados de investigação 

Desde março de 2020, com a Pandemia do Covid-19, que a vida humana se alterou significativamente, com um impacto intenso em cada um.

Ler Mais...

Parentalidade Consciente: o que é e quais os seus valores base?

Nos últimos anos tem-se escrito, falado e escutado sobre a designação “Parentalidade Consciente”. Do que se trata e como se concretiza este conceito? 

Ler Mais...

Sinais de pedido de ajuda das crianças

As crianças, como seres especiais e únicos que são, comunicam das mais variadas formas, seja através do comportamento ou da postura corporal, seja através de brincadeiras ou até mesmo de uma linguagem muito própria.

Ler Mais... 

O mundo percecionado pela criança

A autora de livros infantis, Marta Coelho, descreve amorosamente o que é o mundo visto pelos olhos de uma criança.

Para uma criança tudo é possível e, por isso, “todas as montanhas são alcançáveis”.

Ler Mais... 

“Ansiedade face os testes”: como ajudar os filhos a superar

Os momentos de avaliação são pessoais, na medida em que as crianças/os jovens têm de os fazer sozinhos. Contudo, os pais/cuidadores podem ajudá-los de várias formas.

Ler Mais... 

Atividades de outono passadas em família

Chegado o outono, mesmo com os dias mais frescos e de luz mais envergonhada, várias são as atividades que os pais podem/devem fazer com as crianças, fazendo com que cada dia passado em família seja um bom dia!

Ler Mais... 

Como podem os pais comunicar com o seu Adolescente

A adolescência é uma das fases desenvolvimentais que mais ajustes exige na parentalidade. É esperado que os pais consigam acompanhar todas as mudanças que caracterizam esta fase, particularmente o desenvolvimento específico dos filhos e ads suas características individuais.

Ler Mais... 

Como ajudar as crianças no autocontrolo emocional

O autocontrolo emocional e comportamental, como foi referido num artigo anterior, é uma das premissas básicas para um desenvolvimento emocional equilibrado.

Ler Mais... 

Como os pais podem ajudar no (re)começo do novo ano letivo (1ª parte)

Uma nova fase está a terminar: as férias de verão!

Uma nova fase está a (re)começar: o ano escolar!

Quer seja uma mudança de ano, de ciclo ou a transição para uma escola nova, este é um momento importante para as crianças e para os jovens

Ler Mais... 

Ajudar as crianças a lidar com a perda

Tal como os adultos, e sendo inerente a todos os seres vivos, a “perda”, de algo ou alguém importante, é inevitável.

 

Dependendo da dimensão da perda, construir algo depois do fim, parece ser uma tarefa desafiante e cada um tem de a realizar por si próprio. Porém, cabe aos adultos ajudar as crianças a lidar com a perda.

Ler Mais... 

Como despertar nas crianças a prática da Gratidão

A Gratidão é um dos valores mais nobres do Ser Humano e uma emoção geradora de Seres Felizes e Resilientes.

Educar as crianças em gratidão, ensinar-lhes essa virtude, vai para além de responder com um “obrigado

Ler Mais... 

Os adolescentes e a sua participação social

“As gerações são fruto de um tempo e das suas contingências”. Esta afirmação, tão assertiva da psicóloga, Margarida Gaspar de Matos, na sua obra “Adolescentes.

Ler Mais... 

Sobreviver em tempo de férias

As férias estão aí! É tempo de descansar, criar, fazer o que havia para fazer, usufruir dos dias longos de verão e… sobreviver às férias com as crianças, 24h por dia!!

Ler Mais... 

Principais sinais de alerta do Cyberbullying

A maior parte das vítimas de Cyberbullying não denuncia a situação ao adulto, por sentir vergonha ou medo de que os seus privilégios de utilização das plataformas digitais sejam retirados.

Ler Mais... 

A “culpa” já obsoleta da parentalidade

Quem disse que era fácil educar, não o fez com a melhor das intenções!

Educar é tão apaixonante, como desafiante, por isso, começar por assumir que educar é uma arte complexa e inacabável permite que o educador o faça com mais tranquilidade.

Ler Mais... 

A Páscoa e a educação para os valores

Um dos dias festivos anuais é a Páscoa!

Esta época, lembrada por muitos como uma data religiosa, é também um motivo festivo para as amêndoas e os ovos de chocolate.

 Independentemente das crenças religiosas, a Páscoa deve ser uma oportunidade para ensinar ou recordar às crianças, valores e princípios, favorecedores do seu desenvolvimento emocional.

Ler Mais... 

A origem dos gritos nas birras 

As birras frequentemente vêm acompanhadas por gritos. Segundo a autora Ana Guilhas, o grito é uma manifestação da própria voda, de força, intensidade, vitalidade e desejo de viver. 

 

Ler Mais... 

Há coisas que não se dizem

Ser pai é desafiante! Todos querem dar a melhor educação aos seus filhos, mas, por mais livros que leiam, por mais workshop’s que frequentem, os pais são, antes de mais, humanos! 

E como humanos que são, sabem que não há pais perfeitos e que “errar é humano”.

 

Ler Mais... 

Avós e netos: o segredo da cumplicidade (II) 

Volvidos mais de 40 anos, o António recorda-se do primeiro dia de escola como se fosse hoje. Levado pela mão da sua avó, na dianteira de todos, tal era a sua convicção de que a entrada para a escola era um marco tão importante, a mesma não deixou de advertir, “Professor, se ele se portar mal, castigue-o”, como que a responsabilizar o seu neto para uma grande nova etapa da sua vida! 

 

Ler Mais... 

A culpa das mães da atualidade 

Hoje em dia, segundo o Pediatra Carlos Gonzalez1, as mães sentem-se muito culpadas… “Pelo que fazem, pelo que deixam de fazer, pelo que fazem acreditando que é certo, mas sabendo no fundo que é errado, pelo que fazem apesar de acharem que é errado, mas sabendo no fundo que é certo.”

Ler Mais... 

Educar pelo exemplo…do esforço 

“Educamos por quem somos e não pelo que dizemos” 

Esta premissa é transversal numa educação de sucesso, coerente e integrativa. O coach Alfredo Leitei defende que os adultos devem “tentar sempre ser o exemplo.

Ler Mais... 

Educar é...

Educar é um desafio diário. 

Educar tem data de início definida, mas indefinida data de fim. 

Educar é muito mais (simples) do que prestar os cuidados básicos. 

Ler Mais...

Tratado do Perdão com o Coração 

Ser mãe é um desafio diário! 

O que parece difícil quando é um bebé pequenino, não se torna mais fácil à medida que ele cresce. 

 

Ler Mais...

Sintomatologia da Síndrome da Alienação Parental na Infância 

A Síndrome de Alienação Parental (SAP) foi definida pelo psiquiatra infantil Richard Gardner, na década de 80. 

 

Ler Mais...

“Ser Mãe é…” – Declaração às Mães

Ser Mãe. 

Ser Mãe é saber ser muitos papéis e também ser “a melhor mãe do mundo”! 

Ser Mãe é acolher toda a família, é rir com o corpo todo, mesmo após lágrimas de cansaço e escassos momentos de sono

Ler Mais...

Os limites dos limites na parentalidade 

“A minha liberdade termina onde começa a liberdade do outro”. Esta é uma frase, desde sempre, presente nos princípios humanos, que pauta a organização e a fluidez da vivência em comunidade. 

Ler Mais...

A parentalidade modelada pelo apoio emocional 

A parentalidade é um desafio diário permanente no cumprimento da missão dos pais, como educadores informais. 

Ler Mais...

Tempo para os pais

Antes de serem pais da Maria, são o Rui e a Ana, dois seres com qualidades, características a melhorar, gostos e desgostos, experiências de vida que os tornaram nas pessoas(...)

Ler Mais...