Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha
Parentalidade
Consciente
Apresentação dos trabalhos escolares: o apoio parental na gestão da ansiedade
Poucas são as crianças ou os jovens para quem é indiferente a exposição em público e a respetiva avaliação, ainda mais quando o “público” são colegas cujas opiniões são tão valorizadas!
Uma história com valor: “À procura das estrelas luminosas”
A época natalícia ainda paira entre nós, e com ela a oportunidade de refletir, ponderar e ajustar os valores que regem a nossa vida.
Esta é uma história com valor, sobre a Força de Vontade que, embora escrita para as crianças, é também para os adultos.
Bullying: o olhar do agressor
O Bullying continua a estar presente nas escolas e parece mais forte e imprevisível. São cada vez mais as ações de sensibilização, as diretrizes de atuação e os manifestos da comunidade
Como diminuir a ansiedade das crianças ao domingo à noite
O domingo!
Esse dia da semana que, ao fim da tarde, com o dia a terminar, é gerador de ansiedade, um pouco por todos os lares! Afinal, o fim de semana acabou e a semana está prestes a começar
O Halloween e a Pedagogia Infantil
O Halloween, sendo uma data comemorativa multicultural onde se homenageiam os que morreram, fascina crianças, jovens e adultos.
Apesar de ter origem pagã, os cristãos incluem a data nos seus calendários oficiais por ser quando relembram carinhosa e respeitosamente os entes queridos que faleceram.
Quando os filhos ensinam os pais
Os pais sabem que, com a chegada dos filhos, as suas vidas mudam quase totalmente. E esta mudança implica um sem número de ensinamentos que devem transmitir aos filhos, mas também uma grande oportunidade de aprendizagem em relação aos filhos
A importância Regra dos 24 quilates na Educação Emocional Familiar
É comumente conhecida e deferida a máxima “trata os outros como gostarias que eles te tratassem a ti”. No entanto, aplicando o princípio “trata os teus filhos como gostarias que eles tratassem os outros”, os pais comprometem-se com uma “regra de ouro” na implementação de uma educação emocional com impacto significativamente positivo no desenvolvimento equilibrado dos seus filhos
O que os pais transmitem aos filhos
É transversal à maioria dos pais, a preocupação pelo futuro dos filhos, em detrimento da criação de bases do dia a dia. Verifica-se uma diretriz parental que defende que os filhos só devem obedecer, porque “são os pais que sabem o que é melhor para os filhos”.
Como os pais podem ajudar no (re)começo do novo ano letivo (2ª parte)
No seguimento do artigo anterior, várias são as estratégias que os pais podem utilizar para ajudar os seus filhos a recomeçar o ano letivo de forma entusiasta e confiante!
Os (in)dispensáveis castigos na educação das crianças
Os castigos ainda existem na conduta parental portuguesa e nalguns contextos escolares (tal como tempos reduzidos de intervalo, a escrita repetida de frases do que não deve fazer, os trabalhos de casa adicionais, tornando-os um inimigo a evitar e descredibilizando o seu objetivo…), sendo absolutamente dispensáveis na educação das crianças
Criar vínculos afetivos com as crianças
O sentimento de vazio, sem rumo, de apatia, com uma profunda falta de vontade para fazer ou ser o que quer que seja, sobretudo nos últimos tempos, é um estado frequente por entre os adultos.
Como estimular o gosto pela leitura em tempo de férias
No tempo de férias, é normal os pais não saberem como fazer com que os filhos passem o seu tempo de ócio com qualidade.
A opção mais fácil e, para a maioria, inevitável, é permitir que eles despendam esse tempo conectados aos ecrãs
(Para mim) Ser mãe é...
(Para mim) ser mãe é, antes de mais…não querer ser uma mãe perfeita… Não temos filhos perfeitos, mas, desde que nascemos, tentamos melhorar, dia após dia, e este é um grande desafio.
Como prevenir episódios de Cyberbullying
Como foi referido no artigo anterior, apesar da gravidade, pelo anonimato do agressor, e da incapacidade de circunscrever o Cyberbullying a um período de tempo ou determinado espaço, os pais e educadores formais devem adotar certas medidas de prevenção
O papel da família na época de exames
Nesta altura do ano, as crianças e os jovens das escolas portuguesas encontram-se em época de testes e exames. Esta fase é um desafio, não só para eles como para quem reside com eles.
Como ajudar os filhos nos TPC’s
Os Trabalhos para Casa (TPC) são importantes para os alunos, na medida em que os ajudam a consolidar o que apreenderam nas aulas e a desenvolver hábitos de estudo, essenciais ao longo do seu percurso académico.
Dicas para afastar as crianças dos ecrãs (Parte 2)
Nesta segunda parte do artigo iniciado no dia 09 de dezembro, seguem-se dicas adicionais, propostas pela especialista de bem-estar digital Kristy Godwin, que os pais devem implementar, gerindo o tempo despendido das crianças nos ecrãs e assim contribuir para o seu desenvolvimento salutar emociona
Ler Mais...
Crianças “à beira de um ataque de nervos”: gestão Parental (i)
Ser pai ou mãe é tão desafiante como extraordinário!
Cada dia é um mistério, no qual podem estar guardados tesouros mais ou menos estimulantes…
Ler Mais...
Encontro de Gerações: amor a triplicar
Não tão frequente, o encontro de gerações distantes entre si pode ser a manifestação de um Amor a Triplicar, pelas experiências vividas e o amor adquirido ao longo das três gerações.
Esta é a história do pequeno Pedro e dos seus bisavós Glória e António, que pode muito bem ser uma história real.
“Solidões” dos pais de hoje
Hoje em dia, os pais estão mais sós do que “antigamente”. Esta é uma solidão no espaço – por não terem quem os possa ajudar na educação dos filhos – e no tempo – distantes das gerações de pais antecedentes.
Castigo ou consequência? Como educar as crianças
A fronteira entre o castigo e a consequência é muito ténue e, por isso, é natural a dúvida emergente dos pais, na melhor forma de educar os filhos.
Ainda a tempo de umas férias divertidas
As férias de verão representam para os mais jovens, a oportunidade de realmente descansar, suavizar os horários das rotinas, brincar e sentir o que realmente significa ser criança.
Burnout Parental: como superar
Com o decorrer da Pandemia e os desequilíbrios sanitariamente impostos ao convívio familiar, geraram-se e/ou aumentaram cenários prejudiciais ao equilíbrio salutar da família e dos seus elementos
Como foi o teu dia?
Uma das inquietações comuns entre os pais é o discurso monossilábico das crianças relativamente às questões relacionadas sobre o dia passado na escola. Em resposta à questão “Como foi o teu dia?” a resposta é quase sempre “Foi bom”, ou “O teu dia correu bem?”, a resposta é “sim”
Educar Sem Violência numa era Pandémica
No decorrer desta pandemia, ao contrário do que inicialmente aspirávamos e nos agarrávamos para tentar encontrar, desde o início, pontos positivos para o que se estava a passar, verifica-se que não nos tornámos mais pacientes, mais gentis, mais bondosos. Antes tornámo-nos intolerantes, irritáveis, sensíveis e desconfiados….
Decisão vocacional dos filhos: o grande desafio dos pais
Desde tenra idade é importante que cada um tenha definido o foco na sua vida. Este pressuposto leva os pais a questionarem sobre qual o caminho que os seus filhos devem seguir.
Como gerir as expectativas dos filhos
Ser jovem é ser ousado, é ser rebelde, é querer pensar e fazer “fora da caixa”, é questionar tudo por natureza.
O confinamento e as famílias: resultados de investigação
Desde março de 2020, com a Pandemia do Covid-19, que a vida humana se alterou significativamente, com um impacto intenso em cada um.
Parentalidade Consciente: o que é e quais os seus valores base?
Nos últimos anos tem-se escrito, falado e escutado sobre a designação “Parentalidade Consciente”. Do que se trata e como se concretiza este conceito?
O ensino organizado por semestres: principais vantagens
Atualmente, o ano letivo português está organizado semestralmente.
Embora, como todas as mudanças, requeira um reajuste com alguns condicionalismos, o processo de ensino e a avaliação tornam-se mais focados no aluno
A família na atualidade
O mês de dezembro, acima de tudo, é o mês da família. Neste sentido, importa refletir sobre a família na atualidade e o seu papel no desenvolvimento emocional de cada um.
Sinais de pedido de ajuda das crianças
As crianças, como seres especiais e únicos que são, comunicam das mais variadas formas, seja através do comportamento ou da postura corporal, seja através de brincadeiras ou até mesmo de uma linguagem muito própria.
O mundo percecionado pela criança
A autora de livros infantis, Marta Coelho, descreve amorosamente o que é o mundo visto pelos olhos de uma criança.
Para uma criança tudo é possível e, por isso, “todas as montanhas são alcançáveis”.
“Ansiedade face os testes”: como ajudar os filhos a superar
Os momentos de avaliação são pessoais, na medida em que as crianças/os jovens têm de os fazer sozinhos. Contudo, os pais/cuidadores podem ajudá-los de várias formas.
Atividades de outono passadas em família
Chegado o outono, mesmo com os dias mais frescos e de luz mais envergonhada, várias são as atividades que os pais podem/devem fazer com as crianças, fazendo com que cada dia passado em família seja um bom dia!
Como podem os pais comunicar com o seu Adolescente
A adolescência é uma das fases desenvolvimentais que mais ajustes exige na parentalidade. É esperado que os pais consigam acompanhar todas as mudanças que caracterizam esta fase, particularmente o desenvolvimento específico dos filhos e ads suas características individuais.
Como ajudar as crianças no autocontrolo emocional
O autocontrolo emocional e comportamental, como foi referido num artigo anterior, é uma das premissas básicas para um desenvolvimento emocional equilibrado.
Como os pais podem ajudar no (re)começo do novo ano letivo (1ª parte)
Uma nova fase está a terminar: as férias de verão!
Uma nova fase está a (re)começar: o ano escolar!
Quer seja uma mudança de ano, de ciclo ou a transição para uma escola nova, este é um momento importante para as crianças e para os jovens
Ajudar as crianças a lidar com a perda
Tal como os adultos, e sendo inerente a todos os seres vivos, a “perda”, de algo ou alguém importante, é inevitável.
Dependendo da dimensão da perda, construir algo depois do fim, parece ser uma tarefa desafiante e cada um tem de a realizar por si próprio. Porém, cabe aos adultos ajudar as crianças a lidar com a perda.
Como despertar nas crianças a prática da Gratidão
A Gratidão é um dos valores mais nobres do Ser Humano e uma emoção geradora de Seres Felizes e Resilientes.
Educar as crianças em gratidão, ensinar-lhes essa virtude, vai para além de responder com um “obrigado
Os adolescentes e a sua participação social
“As gerações são fruto de um tempo e das suas contingências”. Esta afirmação, tão assertiva da psicóloga, Margarida Gaspar de Matos, na sua obra “Adolescentes.
Sobreviver em tempo de férias
As férias estão aí! É tempo de descansar, criar, fazer o que havia para fazer, usufruir dos dias longos de verão e… sobreviver às férias com as crianças, 24h por dia!!
Principais sinais de alerta do Cyberbullying
A maior parte das vítimas de Cyberbullying não denuncia a situação ao adulto, por sentir vergonha ou medo de que os seus privilégios de utilização das plataformas digitais sejam retirados.
A “culpa” já obsoleta da parentalidade
Quem disse que era fácil educar, não o fez com a melhor das intenções!
Educar é tão apaixonante, como desafiante, por isso, começar por assumir que educar é uma arte complexa e inacabável permite que o educador o faça com mais tranquilidade.
A Páscoa e a educação para os valores
Um dos dias festivos anuais é a Páscoa!
Esta época, lembrada por muitos como uma data religiosa, é também um motivo festivo para as amêndoas e os ovos de chocolate.
Independentemente das crenças religiosas, a Páscoa deve ser uma oportunidade para ensinar ou recordar às crianças, valores e princípios, favorecedores do seu desenvolvimento emocional.
A origem dos gritos nas birras
As birras frequentemente vêm acompanhadas por gritos. Segundo a autora Ana Guilhas, o grito é uma manifestação da própria voda, de força, intensidade, vitalidade e desejo de viver.
Há coisas que não se dizem
Ser pai é desafiante! Todos querem dar a melhor educação aos seus filhos, mas, por mais livros que leiam, por mais workshop’s que frequentem, os pais são, antes de mais, humanos!
E como humanos que são, sabem que não há pais perfeitos e que “errar é humano”.
Avós e netos: o segredo da cumplicidade (II)
Volvidos mais de 40 anos, o António recorda-se do primeiro dia de escola como se fosse hoje. Levado pela mão da sua avó, na dianteira de todos, tal era a sua convicção de que a entrada para a escola era um marco tão importante, a mesma não deixou de advertir, “Professor, se ele se portar mal, castigue-o”, como que a responsabilizar o seu neto para uma grande nova etapa da sua vida!
A culpa das mães da atualidade
Hoje em dia, segundo o Pediatra Carlos Gonzalez1, as mães sentem-se muito culpadas… “Pelo que fazem, pelo que deixam de fazer, pelo que fazem acreditando que é certo, mas sabendo no fundo que é errado, pelo que fazem apesar de acharem que é errado, mas sabendo no fundo que é certo.”
Ler Mais...
Educar pelo exemplo…do esforço
“Educamos por quem somos e não pelo que dizemos”
Esta premissa é transversal numa educação de sucesso, coerente e integrativa. O coach Alfredo Leitei defende que os adultos devem “tentar sempre ser o exemplo.
Educar é...
Educar é um desafio diário.
Educar tem data de início definida, mas indefinida data de fim.
Educar é muito mais (simples) do que prestar os cuidados básicos.
Tratado do Perdão com o Coração
Ser mãe é um desafio diário!
O que parece difícil quando é um bebé pequenino, não se torna mais fácil à medida que ele cresce.
Sintomatologia da Síndrome da Alienação Parental na Infância
A Síndrome de Alienação Parental (SAP) foi definida pelo psiquiatra infantil Richard Gardner, na década de 80.
“Ser Mãe é…” – Declaração às Mães
Ser Mãe.
Ser Mãe é saber ser muitos papéis e também ser “a melhor mãe do mundo”!
Ser Mãe é acolher toda a família, é rir com o corpo todo, mesmo após lágrimas de cansaço e escassos momentos de sono.
Os limites dos limites na parentalidade
“A minha liberdade termina onde começa a liberdade do outro”. Esta é uma frase, desde sempre, presente nos princípios humanos, que pauta a organização e a fluidez da vivência em comunidade.
A parentalidade modelada pelo apoio emocional
A parentalidade é um desafio diário permanente no cumprimento da missão dos pais, como educadores informais.
Tempo para os pais
Antes de serem pais da Maria, são o Rui e a Ana, dois seres com qualidades, características a melhorar, gostos e desgostos, experiências de vida que os tornaram nas pessoas(...)
A Psicopedagogia e o Psicopedagogo
A Psicopedagogia é a área do conhecimento que estuda a forma como o ser humano aprende e quais os desafios que podem surgir nesse processo e formas de potencializá-lo.
Riscos da superproteção infantil
A felicidade de ter um filho e o desejo que ele cresça e seja feliz é grandioso e sem limites. O amor é incondicional e o medo que algo de mal lhe aconteça é diretamente proporcional.
Porque é importante dizer “não” aos filhos
Na atualidade, surgem cada vez mais educadores inquietos com a incapacidade das crianças em lidar com a frustração.
Se, com algumas crianças, a situação se prende com o perfecionismo inerente a si próprias, com outras, passa pela forma como os pais se colocam perante os “quereres” das mesmas.
O estado atual da saúde mental dos jovens adolescentes
A adolescência é uma fase desenvolvimental essencial na vida dos jovens. Esta é uma época em que se desenvolvem competências básicas psicosocioemocionais, preditoras de uma vida adulta saudável, ativa e produtiva.
Os principais sinais da “ansiedade face os testes”
Os “testes de avaliação” estão aí e todos os Ciclos de ensino não escapam aos “exames”.
Qualquer época de avaliação é um desafio para as crianças, os jovens e os pais, dependendo a sua intensidade da forma como a percecionam. Nesta época, geralmente, os alunos tendem a ficar mais irritados, enfadados e desanimados e os pais preocupados com a sua dedicação e o seu resultado nesta época de avaliação.
Quando os pais querem sonhar através dos filhos
“A Mariana tem 12 anos e pratica Ballet desde os 6 anos de idade, modalidade que gosta muito e que a faz sentir muito bem. A menina tem várias amigas no Ballet, destacando-se a Bárbara, também com 12 anos, praticante da modalidade desde os 6 anos, e com quem teve grande cumplicidade, desde o primeiro ano em que se conhecerem.
Como ajudar os filhos a fazer novos amigos
A capacidade das crianças em socializar e o conhecimento que têm sobre o valor da amizade advém do exemplo dos pais. Estes devem escutar as crianças, saber o que precisam, como se sentem e como atuam com os seus pares.
Os pais educam pelo seu são
É do conhecimento comum que a forma como os pais educam e perspetivam os filhos influencia o tipo de adultos em que se tornam.
Os estudantes também procrastinam
O adiamento de tarefas e decisões é uma característica transversal a várias pessoas e não menos comum é manifesta pelos jovens.
A Procrastinação é um comportamento complexo e muito frequente entre as pessoas, especificamente em relação às tarefas da sua vida
Educação equilibrada, laços familiares saudáveis
Educar é uma tarefa diária desafiante. Se não for realizada de forma adequada, a educação pode “deseducar”, destruindo laços familiares.
Por sua vez, uma educação equilibrada – saudável e responsável – implica ter muita paciência, carinho e boa vontade, promovendo o desenvolvimento equilibrado das crianças e cuidando dos laços familiares, geradores de vínculos seguro
Os benefícios da Música na Infância
Vários estudos têm sido desenvolvidos sobre o impacto da música na vida das crianças.
A música está presente numa variedade de atividades sociais e pedagógicas: ouve-se música nas lojas, nas ruas, em casa, no carro…
A importância de atribuir responsabilidades às crianças
Hoje em dia, o stress e a tensão estão permanentemente presentes no quotidiano da maioria das famílias portuguesas. Quer os adultos, quer as crianças, cada um com os seus (válidos) motivos, sentem-se cansados, ansiosos e impacientes..
O que fazer quando a Criança ou o Jovem são vítimas de Cyberbullying
O Cyberbullying pode ser um dos tipos de “ataques online” mais destrutivos que existe. Os Cyberbullies, usualmente passam-se por outras pessoas e aproveitam-se das suas inseguranças e vulnerabilidades para humilhá-las e atacá-las psicologicamente.
Quando os pais hiperprotegem os filhos
O nascimento de um filho representa o desejo de o fazer feliz, tranquilo e distante de todos os perigos. Os pais temem pela sua felicidade e a vontade de sentir as dores pelos filhos é inigualável.
Educar na Liberdade: Um Ato de Amor
Em tempos de celebração dos 48 anos pela conquista da Liberdade, a consciência da importância deste Direito, dos Direitos humanos e individuais, faz parte da responsabilidade dos pais e dos cidadãos, garantindo que estes não serão retirados às crianças.
A Guerra: um (in)evitável tema de conversa?
No último mês, as notícias, as imagens e as conversas sobre a guerra estão por todo o lado e as crianças e os jovens perguntam-se e perguntam sobre o que significa.
Perante as suas questões, os adultos inquietam-se sobre o que lhes dizer e como o fazer da forma mais adequada, já que a guerra afeta profundamente a forma como as crianças e os jovens pensam e sentem.
Três “Presentes” dos pais para os filhos
Os pais, com todo o Amor que sentem pelos filhos, garantem que estes tenham acesso a tudo aquilo que precisam para estarem felizes e terem um desenvolvimento saudável.
Gestos que inspiram e educam
Na infância, há gestos que inspiram e moldam o caráter de cada um, permanecendo mais ou menos latentes ao longo de toda a vida.
Ler Mais...
Avós e netos: o segredo da cumplicidade (I)
A cumplicidade entre avós e netos é uma das mais belas formas de expressão da parentalidade amorosa entre gerações.
O António (nome fictício) é fruto de uma geração, onde o grau de ocupação dos pais era já elevado, mas, ao contrário da realidade atual, era vivenciado de forma privilegiada por “ter sempre alguém lá em casa”.
A importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos
Com a chegada do novo ano letivo, aliada à multiplicidade de atividades que em que pais e filhos estarão envolvidos, é mais frequente do que parece a desorientação dos pais sobre como ajudar os seus filhos a serem bons alunos.
Porque insistes em comportar-te assim?
“Porque insistes em comportar-te assim?”
Esta é uma questão transversal à maioria dos pais de adolescentes, quando assistem a comportamentos padrão dos seus filhos que antecipam resultados menos positivos.
Crianças Desafiantes: como educar sem gritar
Nos dias de hoje, aliado à hiperatividade quotidiana, ao stresse laboral e aos cuidados familiares e da casa, estão os comportamentos desafiadores dos filhos. Desde o resistir a tomar banho, até ao demorar a sair do banho, passando pela resistência em comer e as dificuldades em adormecer, tudo são condutas que gastam (as já poucas) reservas dos pais, no final do dia.
As consequências da Síndrome da Alienação Parental
Nos últimos tempos, novas realidades foram redesenhadas, nas estruturas familiares, com impacto significativo no desenvolvimento Psicoemocional dos seus elementos, particularmente as crianças.
Ensinar a Criança a Lidar com a Frustração
Uma das características que mais inquieta os pais é a dificuldade dos filhos crianças em lidarem com a frustração.
A Educação Parental como o desafio de uma dupla de sucesso
A educação parental é um dos grandes desafios de todas as mães e de todos os pais que, diariamente dão o seu melhor, ainda que o seu melhor num determinado dia não seja o melhor de todos os dias.
A importância do desenvolvimento das life skills
O desenvolvimento humano compreende a aquisição e o trabalho de dois tipos de competências, de skills: as hard skills e as soft skills.
As birras infantis e a responsabilidade parental
As birras infantis são um problema comum a todas as famílias e com impacto negativo em todos os seus elementos.
Pais confiantes, filhos seguros
A parentalidade é dos desafios mais marcantes da espécie humana, na medica em que representa a oportunidade para, verdadeiramente, fazer a diferença…quando tudo corre bem!