Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha

Ginasticando a

Mente

Dicas e Truques

A Infância e a Neuroplasticidade no seu melhor 

É nos primeiros anos de vida da criança, que os adultos, entusiasticamente, percecionam a sua velocidade de aprendizagem.  

Trata-se de Neuroplasticidade! 

Ler Mais...

Controlo de impulsos e promoção da autonomia para uma aprendizagem de sucesso

O controlo da impulsividade e a promoção da autonomia nas crianças é determinante para a obtenção de sucesso nas suas aprendizagens formais e informais. 

Ler Mais...

Brain Gym: movimentando-se para o sucesso 

Na década de 80, os Educadores Paul e Gail Dennison, concluíram que o movimento, a cognição e a aprendizagem estão relacionados entre si.  

Ler Mais...

À descoberta do prazer pela leitura

Como foi referido num artigo anterior, a Inteligência, como habilidade que é, pode ser treinada, trabalhada e desenvolvida. Como referiu o pedagogo Pierluigi Piazzi, numa das suas últimas palestras, em 2018, é possível subir a escada da inteligência, recorrendo a algumas ferramentas”

Ler Mais...

Como subir os degraus da inteligência (parte II)

Segundo o pedagogo, professor e escritor sobre o desenvolvimento da inteligência dos alunos, Pierluigi Piazzi, é possível aumentar o coeficiente de inteligência de cada um. 

 

Ler Mais...

Um método de Estudo com Resultados Extraordinários

O que é um “método de estudo”? 
O “método de estudo” é a forma pela qual a criança e o jovem apreendem informação sobre uma determinada área do saber.

Ler Mais...

Autonomia e proatividade no processo de aprendizagem 

O processo de ensino aprendizagem tem sido um desafio para os professores. Os alunos estão mais desafiantes, menos resignados, mais inquietos, mais enérgicos e a sua motivação requer maior criatividade, por parte dos professores e do próprio “sistema”.  

Ler Mais...

Sinais de dependência dos ecrãs na infância e na adolescência 

Com a Pandemia do COVID-19, o que chegou como uma solução para uma nova aprendizagem trouxe, também, um amargo para as famílias e uma armadilha para uma aprendizagem de sucesso. 

Ler Mais...

O mito:

“É muito inteligente mas…”

Existem 3 tipos de inteligentes: um deles aprende as coisas por si, o outro aprecia o que os do primeiro conseguem aprender e o terceiro não aprende, nem por si próprio, nem através dos outros.   

Ler Mais...

Porque também é bom regressar ao passado: os benefícios em “escrever à mão”

“As letras que elas produzem, são muito desorganizadas e variáveis, mas isso é bom para o modo como as crianças aprendem as coisas. Este parecer ser um dos grandes benefícios da escrita à mão.”

Ler Mais...

Como subir os degraus da inteligência (Parte I)

Como foi apresentado no último artigo, cada um é o responsável pela elevação diária dos degraus da sua inteligência, sendo este construto, uma habilidade que pode ser melhorada.

Ler Mais...

Estratégias para melhorar a capacidade de memória.

A memória é uma parte importante na construção de uma base sólida para a aprendizagem, tanto em sala de aula como não só. 

Ler Mais...

Os outros heróis da Pandemia
COVID-19 

O ano letivo está a terminar e, mais uma vez, com este ano, viveram-se confinamentos e desconfinamentos, aulas presenciais e aulas on-line, vontade de estar limitada pelo medo e pela angústia, sorridos tapados, abraços evitados, partilhas negadas… 

Ler Mais...

Aprender a Aprender ao Longo da Vida 

A aprendizagem assume um papel fundamental no desenvolvimento humano e o desafio da aprendizagem é saber como o fazer, isto é, saber aprender

Ler Mais...

Estudar…Porquê? 

Hoje em dia, ter um canudo deixou de representar um emprego garantido. Então, surgem outros dilemas associados a este distanciamento, entre a formação superior e o trabalho realizado. 

Ler Mais...

A Inteligência como uma habilidade - Introdução

Desde há muitos anos que a Inteligência tem sido foco de interesse da comunidade, em geral, e dos psicólogos, em particular. Inicialmente, considerava-se a inteligência como uma característica inata, genética.

Ler Mais...

A escrita e a memória

Num período em que a tecnologia é a palavra de ordem, fazer apontamentos ou redações, exaltar pensamentos ou outras anotações de forma manuscrita pode aparentar algo antiquado.

Ler Mais...