• Alexandra Gomes

Como despertar nas crianças a prática da Gratidão

“A gratidão converte o que temos em suficiente. É um sinal de almas nobres”.

Esopo


A Gratidão é um dos valores mais nobres do Ser Humano e uma emoção geradora de Seres Felizes e Resilientes.


Educar as crianças em gratidão, ensinar-lhes essa virtude, vai para além de responder com um “obrigado”. Ser grato é muito mais…É uma mentalidade e um modo de estar na vida.


A gratidão deve ser desenvolvida por todas as crianças para que estas sejam capazes de reconhecer o que os outros fazem por ela, desenvolvendo características como a generosidade e a bondade.

Uma criança grata é menos egoísta, mais feliz e com mais facilidade no relacionamento interpessoal.

Vários estudos defendem que a prática da gratidão tem vários benefícios, entre eles:


- Reduz o risco da depressão;

- Aumenta a satisfação interpessoal, e;

- Aumenta a capacidade de resiliência.


O ensino da gratidão dá-se através da adoção de algumas estratégias, tais como:


1. Dar o exemplo: educa-se não tanto pelo que se diz, mas sobretudo pelo exemplo. Quando as crianças veem nos pais gestos de gratidão, generosos, valorizando as coisas mais simples da vida, vão querer seguir o seu exemplo.


2. Ensinar a partilhar. A criança que aprende a partilhar e a valorizar o que possui, tem em consideração os outros e amplifica a sua perceção do mundo.


3. Agradecer às crianças quando fizeram algo bom. Quando as crianças fazem algo bom, os adultos devem agradecer-lhes. Deste modo, as crianças sentir-se-ão importantes e que há coisas simples que agradam os outros e fazem-nos felizes.


4. Falar sobre as coisas boas pelas quais se está grato. É muito importante pedir às crianças que expressem o porquê de se sentirem gratas, sem julgar o seu argumento. Desta forma são gerados diálogos que ajudam a valorizar as coisas boas que acontecem na vida.

Ao ensinar a gratidão às crianças, os adultos também reiteram o facto de que muitas coisas boas são presentes que tiveram o privilégio de receber.

A prática diária da gratidão permite, assim, elevar a frequência emocional de quem a prática e aumentar os momentos felizes e de conexão com os outros.

56 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

A felicidade de ter um filho e o desejo que ele cresça e seja feliz é grandioso e sem limites. O amor é incondicional e o medo que algo de mal lhe aconteça é diretamente proporcional. As emoções sobre

As crianças, como seres especiais e únicos que são, comunicam das mais variadas formas, seja através do comportamento ou da postura corporal, seja através de brincadeiras ou até mesmo de uma linguagem

“A educação financeira é um elemento fundamental na educação”. Quem o diz são os autores da obra literária, intitulada “Educação Financeira na Escola” (Ed. Paco & Littera). Conceitos como “endividamen