“A gratidão converte o que temos em suficiente. É um sinal de almas nobres”.
Esopo
A Gratidão é um dos valores mais nobres do Ser Humano e uma emoção geradora de Seres Felizes e Resilientes.
Educar as crianças em gratidão, ensinar-lhes essa virtude, vai para além de responder com um “obrigado”. Ser grato é muito mais…É uma mentalidade e um modo de estar na vida.
A gratidão deve ser desenvolvida por todas as crianças para que estas sejam capazes de reconhecer o que os outros fazem por ela, desenvolvendo características como a generosidade e a bondade.
Uma criança grata é menos egoísta, mais feliz e com mais facilidade no relacionamento interpessoal.
Vários estudos defendem que a prática da gratidão tem vários benefícios, entre eles:
- Reduz o risco da depressão;
- Aumenta a satisfação interpessoal, e;
- Aumenta a capacidade de resiliência.
O ensino da gratidão dá-se através da adoção de algumas estratégias, tais como:
1. Dar o exemplo: educa-se não tanto pelo que se diz, mas sobretudo pelo exemplo. Quando as crianças veem nos pais gestos de gratidão, generosos, valorizando as coisas mais simples da vida, vão querer seguir o seu exemplo.
2. Ensinar a partilhar. A criança que aprende a partilhar e a valorizar o que possui, tem em consideração os outros e amplifica a sua perceção do mundo.
3. Agradecer às crianças quando fizeram algo bom. Quando as crianças fazem algo bom, os adultos devem agradecer-lhes. Deste modo, as crianças sentir-se-ão importantes e que há coisas simples que agradam os outros e fazem-nos felizes.
4. Falar sobre as coisas boas pelas quais se está grato. É muito importante pedir às crianças que expressem o porquê de se sentirem gratas, sem julgar o seu argumento. Desta forma são gerados diálogos que ajudam a valorizar as coisas boas que acontecem na vida.
Ao ensinar a gratidão às crianças, os adultos também reiteram o facto de que muitas coisas boas são presentes que tiveram o privilégio de receber.
A prática diária da gratidão permite, assim, elevar a frequência emocional de quem a prática e aumentar os momentos felizes e de conexão com os outros.
Comments