Terapeuta_da_Fala_Joana_Bastos-removebg-preview.png

Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha

Crescimento

Dr.ª Joana Bastos
Terapeuta da Fala

Bem-estar Vocal dos Professores

A voz é muito importante para o professor, uma vez que o professor é um profissional da voz por excelência. O professor utiliza a voz para ensinar, orientar os alunos, demonstrar atenção e carinho, e é o principal recurso para a transmissão do conteúdo da aula.

Ler Mais...

Tem dificuldade em ler e escrever?

A aprendizagem da leitura e da escrita é algo complexo, que requer a correspondência dos grafemas (letras) para os fonemas (sons) na leitura, e dos fonemas para os grafemas na escrita. Quando esta correspondência é uma dificuldade, surge o diagnóstico de Dislexia..

Ler Mais...

Tem dificuldade em entender o que lhe dizem?

Muitas vezes as crianças estão a brincar, concentradas na sua atividade. Os pais chamam por elas e elas não respondem. Várias poderão ser as razões.

Ler Mais...

A chupeta e a Fala

Os hábitos orais de uso da chupeta, do biberão e a sucção digital (chuchar no dedo) são hábitos de sucção não nutritiva e estão interligados com a satisfação afetiva, conforto e segurança da criança, uma vez que lhe dão prazer pelos movimentos repetitivos de sucção.

Ler Mais...

Troca, omite ou distorce alguns sons?

É cada vez mais frequente depararmo-nos com crianças que têm dificuldade na articulação das palavras.

Ler Mais...

Tem mais de 4 anos e gagueja?

A gaguez caracteriza-se como uma perturbação ao nível da fluência da fala que afeta a eficácia da comunicação, interferindo.

 

Ler Mais...

Fala pelo nariz?

Sob o ponto de vista fisiológico, a voz humana pode ser definida como o som produzido pela passagem do ar pelas pregas vocais e modificado nas cavidades de ressonância e estruturas articulatórias.

Ler Mais...

Tem 2 anos e não fala?

É cada vez mais frequente depararmo-nos com crianças que começam a falar mais tarde. Cada criança tem o seu ritmo de desenvolvimento.

Ler Mais...

Grita muito e fica frequentemente rouco?

É muito comum depararmo-nos com gritos de crianças aquando do intervalo no recreio da escola. Estes gritos são uma manifestação de alegria, brincadeira e de comunicação entre as crianças.

 

Ler Mais...