top of page
blocos-removebg-preview.png

Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha

Crescimento

“Dão-se bem… ou são irmãos?”

“Dão-se bem…ou são irmãos?”. Esta é uma questão partilhada pela Psicóloga Catarina Lucas, ao referir-se à comunicação pertinente de profissionais de saúde infantil sobre a dinâmica entre os irmãos.

Ler Mais...

Qualificar o tempo

Com a azáfama do dia a dia, o tempo torna-se um valor escasso. E esta escassez é sentida no cuidado próprio e no cuidado com os outros.

Ler Mais...

A importância da Educação Financeira na Escola

“A educação financeira é um elemento fundamental na educação”. Quem o diz são os autores da obra literária, intitulada “Educação Financeira na Escola” (Ed. Paco & Littera).

Conceitos como “endividamento”, “rentabilidade”, “taxas de juro”, “consumo consciente” e “economia sustentável”, fazem parte do quotidiano adulto

Ler Mais...

As vantagens da leitura em voz alta

É do conhecimento geral que o processo de leitura, por si só, é uma competência geradora de múltiplas vantagens para o leitor.

Por sua vez, a leitura em voz alta, apresenta ainda mais benefícios, apresentados em seguida.

 

Ler Mais...

Dificuldade em fazer amigos: principais motivos

Não são poucos as crianças e os jovens que manifestam dificuldade em fazer amigos. Algo que deveria ser espontâneo e que, para alguns, é tão natural, para outros torna-se uma tarefa hercúlea e inibidora da vontade em ir para a escola.

 

Ler Mais...

O Regresso às Aulas e os 5 princípios do Não Desperdício

Neste regresso às aulas, numa época em que cada vez mais se apela à sensibilidade humana para cuidar do nosso lindo Planeta Azul, é importante aplicar o já conhecido Movimento de Bea Johnson “Zero Waste”, integrado na sua filosofia de vida Zero Waste Home

 

Ler Mais...

A escrita diária através da prática do Journaling

Na continuidade do artigo anterior, considerando os benefícios da escrita para todas as idades, uma das formas de o fazer é através do Journaling.

 

Ler Mais...

Estudar nas férias escolares: sim ou não?

Os adultos têm um certo hábito, para com as suas crianças, em catalogar uma amizade de amor ou de namoro. Estes entusiasmo e inquietude em colocar “borboletas na barriga” das crianças, gera nas próprias alguma confusão.

Ler Mais...

Fala pelo nariz?

Sob o ponto de vista fisiológico, a voz humana pode ser definida como o som produzido pela passagem do ar pelas pregas vocais e modificado nas cavidades de ressonância e estruturas articulatórias.

Ler Mais...

Tem 2 anos e não fala?

É cada vez mais frequente depararmo-nos com crianças que começam a falar mais tarde. Cada criança tem o seu ritmo de desenvolvimento.

Ler Mais...

Grita muito e fica frequentemente rouco?

É muito comum depararmo-nos com gritos de crianças aquando do intervalo no recreio da escola. Estes gritos são uma manifestação de alegria, brincadeira e de comunicação entre as crianças.

 

Ler Mais...

Preparar as crianças para a chegada de Natal

A época que antecede o Natal, conhecida pela religião católica como o Advento, é também uma oportunidade para todos prepararem a chegada de um momento tão especial!

Ler Mais...

Fazer da escola uma amiga (II)

A escola não tem nem deve ser uma inimiga, sendo importante que os alunos façam de si uma amiga!

Para começar, podem fazer uma lista de tudo o que não lhes agrada e outra do que mais gostam na escola. Perante a primeira lista, refletir sobre o que podem fazer para mudá-la…

Ler Mais...

Como falar da morte às crianças

Novembro é um mês em que, por questões religiosas e culturais, o tema da morte está mais presente. As crianças não ficam indiferentes a esta temática e o acesso aos conteúdos de informação – nem sempre da forma mais adequada – é cada vez maior

Ler Mais...

(Ainda) O Bullyling: O papel do professor em contexto de sala de aula

O Bullying continua a ser um tema central na atualidade, pela sua presença “assídua” nas escolas, nas redes sociais e nos grupos de crianças, adolescentes e jovens.

 

Ler Mais...

O “bom sinal” de ser distraído

Com a entrada no 1º ano de escolaridade é frequente ouvir comentários sobre a distração das crianças, sobretudo na sala de aula.

 

Ler Mais...

O Regresso às Rotinas

As férias estão a terminar e o regresso à escola e ao trabalho está a chegar.

Regressar às rotinas, acordar cedo, cumprir horários, andar acelerado, é uma realidade pela qual quase todos passam e nem todos anseiam.

 

Ler Mais...

Um Verão com Vida

Chegou o verão!

Com ele chegaram as férias escolares, os dias longos, as noites quentes, o simplesmente estar e o descansar de um ano com resquícios pandémicos!

Ler Mais...

Bem-estar Vocal dos Professores

A voz é muito importante para o professor, uma vez que o professor é um profissional da voz por excelência. O professor utiliza a voz para ensinar, orientar os alunos, demonstrar atenção e carinho, e é o principal recurso para a transmissão do conteúdo da aula.

Ler Mais...

Tem dificuldade em ler e escrever?

A aprendizagem da leitura e da escrita é algo complexo, que requer a correspondência dos grafemas (letras) para os fonemas (sons) na leitura, e dos fonemas para os grafemas na escrita. Quando esta correspondência é uma dificuldade, surge o diagnóstico de Dislexia..

Ler Mais...

Tem dificuldade em entender o que lhe dizem?

Muitas vezes as crianças estão a brincar, concentradas na sua atividade. Os pais chamam por elas e elas não respondem. Várias poderão ser as razões.

Ler Mais...

Uma escola que respeita as crianças

A Saúde Mental é um tema que tem sido abordado transversalmente nos vários contextos humanos, talvez porque a sua fragilidade também seja cada vez mais notada nesses contextos.

Ler Mais...

Fazer da escola uma amiga (I)

A escola! Uma amiga para uns, mas dispensável para outros!

O que é certo é que a escola faz parte da vida da maioria das crianças e jovens portugueses.

 

Sendo vista como amiga, a escola é uma oportunidade incrível para aprender coisas novas, para fazer e divertir com os amigos, para viver novas experiências…

Ler Mais...

Atividades extracurriculares: com conta, peso e medida

A prática de atividades extracurriculares (AEC’s) está cada vez mais presente na rotina das crianças. Embora sendo benéfica e aconselhável, esta deve estar na vida das crianças, “com conta, peso e medida”.

Ler Mais...

 A importância de um animal de estimação no desenvolvimento emocional da criança

O amor que as crianças desenvolvem por um animal de estimação é único e genuíno. O animal acolhido é esperado que seja de estimação pois, seja grande ou pequeno, ensina, diverte, faz companhia e é muito fiel.

 

Ler Mais...

(Re)começar para ter sucesso pessoal

Algumas vezes, na vida, para se ter sucesso pessoal, são necessárias mudanças e viver de acordo com os próprios princípios. Não poucas vezes é necessário reiniciar e começar de outra forma mais leve e mais viva.

 

Ler Mais...

O Ruído e o Stresse

O ruído é estimado uma das variáveis mais nefastas do ambiente e é considerado uma das principais causas das doenças socioprofissionais, provocando cerca de 70 000 acidentes de trabalho por ano

 

Ler Mais...

Como infundir a organização nas crianças, desde pequenas

Um dos desafios dos pais é incutir na criança a organização!

E é mais simples do que parece! Antes de mais: “educamos pelo que fazemos” e não tanto “pelo que dizemos”. Os pais são um espelho dos filhos e, como tal, sendo os pais organizados, os filhos com mais facilidade o serão.

Ler Mais...

A chupeta e a Fala

Os hábitos orais de uso da chupeta, do biberão e a sucção digital (chuchar no dedo) são hábitos de sucção não nutritiva e estão interligados com a satisfação afetiva, conforto e segurança da criança, uma vez que lhe dão prazer pelos movimentos repetitivos de sucção.

Ler Mais...

Troca, omite ou distorce alguns sons?

É cada vez mais frequente depararmo-nos com crianças que têm dificuldade na articulação das palavras.

Ler Mais...

Tem mais de 4 anos e gagueja?

A gaguez caracteriza-se como uma perturbação ao nível da fluência da fala que afeta a eficácia da comunicação, interferindo.

 

Ler Mais...

bottom of page