top of page
  • Foto do escritorAlexandra Gomes

Como relaxar os olhos após longos períodos de tela


O uso inevitável dos ecrãs, como foi referido no artigo anterior, apresenta riscos e desvantagens. No entanto é uma realidade perante a qual ignorar não é opção.


Os especialistas consideram que podem ser adotadas algumas estratégias que ajudam a reduzir o impacto negativo do uso dos ecrãs nos olhos. Uma delas é a regra 20-20-20-20-2, apresentada em seguida:


20 – Interromper o foco no ecrã a cada 20 minutos…

20 – Olhar para o ecrã a pelo menos 6 metros de distância…

20 – Durante, pelo menos, 20 segundos.

20 – Piscar os olhos 20 vezes.



2 – Passar, pelo menos, 2 horas ao ar livre para proporcionar às crianças a oportunidade de se concentrar no que o rodeia que não apenas o ecrã.

Outras estratégias podem ser adotadas para reduzir a fadiga ocular e relaxar os olhos após longos períodos no ecrã.


1. Assegurar uma distância de, pelo menos, um braço de distância entre o rosto e o ecrã.


2. Abaixo de… O centro do ecrã deve estar cerca de 15º abaixo do nível dos olhos.


3. Utilizar uma proteção de ecrã mais embaciada para ajudar a reduzir o brilho, muitas vezes causador de cansaço visual e dores de cabeça.


4. Fazer pausas mais longas a cada duas horas de utilização do ecrã, afastando-se completamente dele.


5. “Chorar. Usar um colírio, adequado a cada um, para humedecer os olhos quando começar a senti-los irritados.


6. Iluminar o espaço com luz natural. Na impossibilidade de o fazer, certificar-se de existir luz suficiente no espaço para que o ecrã nunca fique mais brilhante do que o ambiente circundante.


7. Fazer exames oftalmológicos regulares.



Especificamente com as crianças, dado o tempo “lúdico” dedicado aos ecrãs, para além dos procedimentos acima apresentados, devem ser assegurados os seguintes procedimentos:


a. Dormir bem. Manter telefones, tablets e dispositivos fora dos quartos das crianças e limitar a sua exposição pelo menos uma hora antes de dormir.


b. Passear com as crianças. Sair sempre que puder para espaços exteriores e naturais. Quando estão ao ar livre, as crianças normalmente não ficam paradas e muitas brincadeiras ou exercícios ativos são muito importantes para a sua saúde e bem-estar geral, incluindo a visão.


c. Monitorizar o tempo no ecrã. Os pediatras recomendam não mais do que 2 horas por dia no uso do ecrã, para a maioria das crianças em idade escolar. Assim, é importante chegar a um acordo sobre quando e quais dispositivos são usados e ensinar as crianças sobre a importância de estabelecer limites e fronteiras saudáveis com o uso dos dispositivos digitais.



A maioria das famílias não conseguiria livrar-se dos ecrãs em sua casa, mesmo que assim o quisesse. Os ecrãs fazem parte da visa moderna e contornar o seu uso é complicado. Por isso, o melhor é adotar as estratégias acima propostas, contribuindo para um desenvolvimento saudável das crianças e dos adultos.


34 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

O risco social do défice de comprometimento humano

Quando se fala em “défice de comprometimento humano” entende-se, de forma mais ampla, como a forma de relacionamento enfraquecida entre as pessoas em diversos contextos sociais, profissionais e ambien

Quando as crianças exigem demais delas próprias

“Perfecionismo”: característica humana, segundo a qual são estabelecidos altos padrões de desempenho, acompanhados por avaliações muito críticas e pela intransigência perante falhas ou erros; elevado

bottom of page