O Meu Filho Mente Muito: A Falsa Estrada da Mentira e o Caminho da Confiança
- Diamantina Moreira
- há 2 dias
- 2 min de leitura
Descobrir que a criança mentiu é um dos grandes desafios para os pais. É um comportamento que não é aceitável, e vai gerar nos pais ou cuidadores uma desilusão, uma frustração e em muitos casos até um sentimento de falha no processo educativo. A seguir vem o medo que este comportamento se torne um hábito real e válido. A cada história contada fica sempre o receio se será verdade. Começa a surgir um conjunto de emoções negativas quer para a criança, quer para os pais. Então, e agora? Como parar?
Calma, antes de mais temos que pensar em que idade isto está a acontecer. A mentira na infância raramente é um sinal de malícia inata, mas sim uma forma de testar os limites, evitar consequências, de procurar atenção ou até mesmo de lidar com uma realidade que a criança não está a conseguir gerir.
A primeira coisa a fazer é tentar perceber a origem da mentira, o que levou a criança a mentir. Só desta forma podem ser tomadas decisões com o objetivo de construir uma oportunidade de crescimento e uma base sólida de confiança.
Existem várias razões que levam uma criança a mentir:
medo da consequência: esta é a razão mais comum. A criança teme a punição, o desapontamento ou as repercussões de um erro.
procura de atenção: mesmo que por algo negativo, por vezes as crianças mentem como forma de se destacarem.
desejo de agradar: muitas vezes a criança mente porque não quer desapontar os outros, inventando um cenário mais favorável do que a própria realidade.
evitar responsabilidade: as crianças mentem muitas vezes para se quererem livrar de tarefas ou obrigações que não querem cumprir.
imaginação muito ativa: principalmente quando as crianças são muito pequenas pode haver uma "certa confusão" entre a realidade e a fantasia. A "mentira" pode ser apenas uma história elaborada.
imitação: as crianças aprendem bastante ao observar os outros, e podem acabar por internalizar esse comportamento.
Agora que ficamos a perceber melhor o que pode levar uma criança a mentir, é importante perceber como podemos construir a confiança. Seguem algumas estratégias:
Criar um ambiente seguro com a criança para que ela se sinta segura para dizer a verdade
Trabalhar a honestidade. Dar o exemplo e explicar as vantagens.
Nas crianças mais pequenas é importante ensinar a diferença entre a fantasia e a realidade.
Conversar com a criança para compreender a razão que leva a criança a mentir.
Ensinar à criança competências de resolução de problemas para evitar que tenha de mentir.
Estas são apenas algumas das estratégias, existem muitas mais, dependendo da situação, da idade e da capacidade de compreensão da realidade por parte da criança. É um processo, demora o seu tempo.
Em muitas situações a mentira é um sinal, um pedido de ajuda. É importante que a nossa reação e resposta face a uma situação em que a criança mente seja de empatia, mas também é importante sermos firmes para construir uma relação sólida, de confiança, honestidade e autoconfiança.
Ao investirmos na verdade, estamos a construir a base para uma relação duradoura com os nossos filhos.
Comments