O Sentimento de exclusão online (FOMO): Ajudar os adolescentes a gerir a ansiedade social digital
- Diamantina Moreira

- 3 de nov.
- 2 min de leitura
Adolescência. Aquela fase da nossa vida onde o sentimento de pertença assume uma importância enorme. Atualmente, com o acesso às tecnologias, este sentimento passou a ser perspetivado de outra forma, e é disputado de forma mais feroz. Deixamos o recreio da escola para os ecrãs do telemóvel. Sabiam que isto já tem um nome? O fenómeno do FOMO (Fear of Missing Out – Medo de Ficar de Fora) é a ansiedade corrosiva que assombra os adolescentes, fazendo-os sentir que, se não estiverem online a tempo inteiro, estão a perder algo essencial e, pior, a serem excluídos.
Sente que o seu filho/a está a passar por isto? Pois é, muitos adolescentes estão, e até mesmo adultos. Mas vamos focar-nos neste artigo nos nossos adolescentes. Este fenómeno, se não for analisado e resolvido atempadamente, se o deixarmos evoluir de intensidade e no tempo pode causar sérios danos na autoestima, na autoconfiança, pode realmente originar um aumento da ansiedade. Tudo isto é um obstáculo ao desenvolvimento da inteligência emocional, ao desenvolvimento de relações interpessoais salutares.
Nesta situação, a ansiedade é provocada essecialmente por dois fatores: comparação constante e a distorção da realidade. O que isto significa é que na intenet, especificamente nas redes sociais, são partilhados os melhores momentos, os mais divertidos, a roupa "perfeita", as festas mais exclusivas, e o adolescente que se encontra em casa ao ver estas publicações sente que a sua realidade é insuficiente e vazia. Desta forma, o sentimento de pertença e a achar que não é bom o suficiente pode surgir rapidamente e instalar-se na mente do adolescente de uma forma que se torna difícil conseguir perspetivar outra realidade. O adolescente pode passar a auto-criticar-se de forma bastante contínua e agressiva. E a partir daqui não só a autoestima e autoconfiança ficam abalados (ou até mesmo destruídos), como podem surgir outras situações ao nível da saúde mental mais complexas.
Nunca se esqueça, se já não estiver a conseguir lidar com a situação, procure ajuda profissional.
É pois urgente, quase emergente, a parentalidade consciente atuar. Os pais ou cuidadores têm a responsabilidade de apoiar os adolescentes a superar este desafio. Devem ser vistos como uma "âncora emocional" que validam a dor da exclusão e tentam modelar a importância da vida real.
Existem algumas estratégias que podem ser usadas como:
reforçar o valor interno de cada adolescente: manter canais de comunicação abertos para mostrar ao adolescente que possui muitas qualidades, competências e talentos fora do digital. É muito importante mostrar que não necessitam da aprovação dos outros.
empatia: validar o que o adolescente está a sentir é realmente muito importante pois vai sentir-se compreendido. Pode ser o princípio para aprender a lidar com a situação.
o foco no JOMO (Joy of Missing Out): o oposto do FOMO. Ajudar o adolescente a perspetivar a situação. O ficar de fora pode trazer alegria. Mostrar que estar presente numa atividade familiar está a criar uma conexão real que não carece de uma validação digital.
Existem muitas outras estratégias que podem ser utilizadas. Cada família terá que explorar as suas, ou procurar ajuda profissional.
Ajudar os adolescentes a gerir o FOMO é ensiná-los a escolher a qualidade da conexão em detrimento da quantidade de estímulo.
Ajude o seu adolescente a viver a vida real.


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