• Alexandra Gomes

Os primeiros passos na aprendizagem: observar e imitar*

A observação e a imitação representam os primeiros passos no processo de aprendizagem da criança.


Quando a criança tem dificuldades em observar, a sua atenção e a consequente capacidade de imitação, condiciona qualquer aprendizagem nova, a sua repetição e o seu aperfeiçoamento.


Por isso é tão importante não só promover nas crianças, experiências de observação e imitação, como manter estas experiências ao longo do desenvolvimento infantil.


Neste contexto, a Psicomotricista Beatriz Pereira, sugere várias atividades, entre elas, a realização de jogos com a criança face a face, em espelho, imitando a própria criança e vice-versa. A autora propõe, também, a imitação de estímulos sonoros e de movimentos amplos externos que captem a atenção da criança. No entanto, a promoção da atenção infantil deve ser progressivamente direcionada para atividades com detalhes cada vez mais minuciosos, tais como livros, legos, texturas…


Com as crianças mais velhas, e no caso das crianças superestimuladas, correndo o risco de precipitadamente serem apelidadas como “com défice de atenção”, manter a atenção e a concentração por períodos de tempo mais ou menos longos torna-se desafiante. Nestas idades, também é possível, de forma lúdica e divertida, promover a sua atenção. Para isso, existem atividades que podem ser realizadas nestas férias e que ajudam a promover estas competências, à medida que, discretamente, preparam as crianças para o novo ano letivo. Estas atividades são, por exemplo: encontrar as diferenças entre duas imagens aparentemente iguais, realizar sopas de letras, labirintos, jogar ao jogo da memória, fazer puzzles e, não menos importante, ler histórias e explorar as aventuras que estão por detrás das mesmas.


Desta forma, o comportamento em sala de aula sairá beneficiado e o desempenho nas tarefas escolares melhorado, alcançando, assim, o tão desejado sucesso académico.


* https://uptokids.pt/observacao-e-imitacao-sao-bases-da-aprendizagem-da-crianca

* https://uptokids.pt/observacao-e-imitacao-sao-bases-da-aprendizagem-da-crianca/

39 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Dicas para a promoção da autoestima infantil

A autoestima é uma qualidade do Ser Humano com muito impacto na forma como este se sente e relaciona com os outros. Por ser tão importante ter essa qualidade consolidada, é um dever dos pais/educadore

“Educar o Pensamento”, segundo Javier Urrai

O Psicólogo e Pedagogo, Javier Urra, na sua obra, “O Pequeno Ditador” (2007), refere a importância da capacidade das crianças em manusear os próprios pensamentos. Segundo o autor, ao serem incapazes d