top of page
  • Foto do escritorAlexandra Gomes

Os riscos e as desvantagens da Inteligência Artificial no desenvolvimento infantil


A Inteligência Artificial (IA), como foi referido no artigo anterior, apresenta algumas vantagens para o desenvolvimento humano, em geral, e infantil, em particular.


No entanto, se não for utilizada com a expectável prudência, pode apresentar alguns riscos e desvantagens, tais como:

1. Isolamento Social. O excesso à exposição à tecnologia pode levar ao isolamento social, pois as crianças tendem a priorizar o uso de dispositivos eletrónicos, em detrimento do relacionamento social.


2. Défice no desenvolvimento de habilidades sociais. A interação face a face é essencial para o desenvolvimento das habilidades sociais. O uso excessivo da IA prejudica a capacidade da criança na interpretação e na resposta a expressões faciais, à linguagem corporal e a outras pistas sociais, muito importantes, até, para a segurança da própria criança.


3. Dependência tecnológica. Esta dependência resulta no fraco desenvolvimento de habilidades essenciais, tais como a resolução de problemas, o pensamento crítico e a criatividade, uma vez que as crianças ficam a depender demasiado de respostas automáticas e soluções pré-programadas.


4. Privacidade e segurança em risco. A recolha de dados pelas tecnologias de IA levanta preocupações com a segurança infantil. A ingénua disponibilização de informações pessoais pode ser armazenada e utilizada para exploração e comprometimento futuros.


5. Vício em tecnologia. Como em todos os procedimentos, o uso excessivo de dispositivos baseados em IA leva à dependência e ao vício em tecnologia, prejudicando o equilíbrio em atividades on-line e off-line, impactando a qualidade do sono e a saúde física, mental e emocional das crianças.


6. Padronização irrealista. A exposição constante a personagens e a situações idealizadas por algoritmos pode criar expectativas irrealistas nas crianças sobre a vida, o corpo, a postura e os relacionamentos, afetando as suas autoimagem e autoestima.


7. Comprometimento cognitivo. Dependendo da forma como a IA é utilizada, pode limitar oportunidades para o desenvolvimento cognitivo. Soluções e mecanismos que oferecem respostas instantâneas podem diminuir a paciência e a capacidade de lidar com a frustração, quando as coisas não acontecem no imediato.


8. Falta de supervisão. A exposição não supervisionada a conteúdos gerados pela IA, pode expor as crianças a informações inadequadas ou prejudiciais, já que os algoritmos nem sempre são perfeitos na filtragem de conteúdo.


É importante ressaltar que, embora existam desvantagens e riscos associados ao uso da IA no desenvolvimento infantil, como foi referido no artigo anterior, a tecnologia também pode oferecer benefícios educacionais quando aplicada de forma responsável e equilibrada, com a supervisão adequada dos pais e educadores. Por isso, o uso consciente e crítico da tecnologia é essencial para mitigar estes riscos.

43 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

O papel da literacia financeira no desenvolvimento infantil

A incorporação de conhecimentos sólidos em Literacia Financeira (LF) é fundamental para o sucesso da Educação e para o exercício pleno da cidadania. Segundo a OCDE (Organização para a Cooperação e Des

“As máscaras que não queremos tirar”

Estamos em época carnavalesca e esta é uma fase em que também os adultos aproveitam para se fantasiar de personagens que gostavam de ter sido ou de figuras que lhes permitam ser quem naturalmente não

bottom of page