top of page
  • Foto do escritorAlexandra Gomes

Os riscos e as desvantagens da Inteligência Artificial no desenvolvimento infantil


A Inteligência Artificial (IA), como foi referido no artigo anterior, apresenta algumas vantagens para o desenvolvimento humano, em geral, e infantil, em particular.


No entanto, se não for utilizada com a expectável prudência, pode apresentar alguns riscos e desvantagens, tais como:

1. Isolamento Social. O excesso à exposição à tecnologia pode levar ao isolamento social, pois as crianças tendem a priorizar o uso de dispositivos eletrónicos, em detrimento do relacionamento social.


2. Défice no desenvolvimento de habilidades sociais. A interação face a face é essencial para o desenvolvimento das habilidades sociais. O uso excessivo da IA prejudica a capacidade da criança na interpretação e na resposta a expressões faciais, à linguagem corporal e a outras pistas sociais, muito importantes, até, para a segurança da própria criança.


3. Dependência tecnológica. Esta dependência resulta no fraco desenvolvimento de habilidades essenciais, tais como a resolução de problemas, o pensamento crítico e a criatividade, uma vez que as crianças ficam a depender demasiado de respostas automáticas e soluções pré-programadas.


4. Privacidade e segurança em risco. A recolha de dados pelas tecnologias de IA levanta preocupações com a segurança infantil. A ingénua disponibilização de informações pessoais pode ser armazenada e utilizada para exploração e comprometimento futuros.


5. Vício em tecnologia. Como em todos os procedimentos, o uso excessivo de dispositivos baseados em IA leva à dependência e ao vício em tecnologia, prejudicando o equilíbrio em atividades on-line e off-line, impactando a qualidade do sono e a saúde física, mental e emocional das crianças.


6. Padronização irrealista. A exposição constante a personagens e a situações idealizadas por algoritmos pode criar expectativas irrealistas nas crianças sobre a vida, o corpo, a postura e os relacionamentos, afetando as suas autoimagem e autoestima.


7. Comprometimento cognitivo. Dependendo da forma como a IA é utilizada, pode limitar oportunidades para o desenvolvimento cognitivo. Soluções e mecanismos que oferecem respostas instantâneas podem diminuir a paciência e a capacidade de lidar com a frustração, quando as coisas não acontecem no imediato.


8. Falta de supervisão. A exposição não supervisionada a conteúdos gerados pela IA, pode expor as crianças a informações inadequadas ou prejudiciais, já que os algoritmos nem sempre são perfeitos na filtragem de conteúdo.


É importante ressaltar que, embora existam desvantagens e riscos associados ao uso da IA no desenvolvimento infantil, como foi referido no artigo anterior, a tecnologia também pode oferecer benefícios educacionais quando aplicada de forma responsável e equilibrada, com a supervisão adequada dos pais e educadores. Por isso, o uso consciente e crítico da tecnologia é essencial para mitigar estes riscos.

48 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page