top of page
  • Foto do escritorAlexandra Gomes

À descoberta do prazer pela leitura

Como foi referido num artigo anterior, a Inteligência, como habilidade que é, pode ser treinada, trabalhada e desenvolvida. Como referiu o pedagogo Pierluigi Piazzi, numa das suas últimas palestras, em 2018, é possível subir a escada da inteligência, recorrendo a algumas ferramentas.


A ferramenta mais eficaz para essa escalada é o LIVRO e a sua prática, a leitura motivada e intencional.


Como refere o Prof. Pier, quem lê muito é quem “se sai bem na vida”, é quem está permanentemente numa descoberta por tudo o que o rodeia, é quem concretiza as palavras lidas!


E o que acontece a quem não gosta de ler? Como se cria o prazer pela leitura? Qual o melhor livro para se gostar de ler?


O prazer pela leitura cria-se através da descoberta “do” livro que desperta o maior interesse a quem o lê, independentemente do livro que seja!


O melhor livro para quem lê muito é aquele que trata sobre aquilo que o leitor gosta e aí, o leitor lê muito porque lê com prazer.


Milhares de livros são editados e há um livro que suscita em cada um, o prazer de ler. Para descobrir esse livro, basta começar por ler um. Pode ser que esse, seja “o livro”! Se não for, se o achar aborrecido, então há que parar e começar outro, e assim sucessivamente. O desafio não é ler um livro é descobrir “o” livro indicado para o próprio.


Nesta procura, o perigo pode surgir disfarçado, pois ao fim de 5 ou 6 vezes na dinâmica de “para de ler – começa outro livro – …”, pode surgir a (falsa) sensação de que todos os livros são enfadonhos. Isso não é verdade, por isso há que insistir e continuar na descoberta “do” próprio livro. Assim acaba por se descobrir o seu livro e descobre-se que ler é divertido!


No final, através da leitura contínua e apaixonada, são criados sucessivos mecanismos cerebrais de codificação e descodificação, permitindo que, mesmo lendo conteúdos mais complexos, seja possível compreender e integrar o que se está a ler.



Referência Bibliográfica e Webgráfica


Piazzi, P. (2018). A leitura aumenta o seu QI. https://www.youtube.com/watch?v=idGIiDwn41Y.


Retirado em 28 de março de 2021.


Piazzi, P. (2015). Aprendendo Inteligência. Manual de instruções do cérebro para estudantes em


geral. São Paulo: Editora Aleph.


53 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

O papel da literacia financeira no desenvolvimento infantil

A incorporação de conhecimentos sólidos em Literacia Financeira (LF) é fundamental para o sucesso da Educação e para o exercício pleno da cidadania. Segundo a OCDE (Organização para a Cooperação e Des

“As máscaras que não queremos tirar”

Estamos em época carnavalesca e esta é uma fase em que também os adultos aproveitam para se fantasiar de personagens que gostavam de ter sido ou de figuras que lhes permitam ser quem naturalmente não

bottom of page