top of page
  • Foto do escritorAlexandra Gomes

À descoberta do prazer pela leitura

Como foi referido num artigo anterior, a Inteligência, como habilidade que é, pode ser treinada, trabalhada e desenvolvida. Como referiu o pedagogo Pierluigi Piazzi, numa das suas últimas palestras, em 2018, é possível subir a escada da inteligência, recorrendo a algumas ferramentas.


A ferramenta mais eficaz para essa escalada é o LIVRO e a sua prática, a leitura motivada e intencional.


Como refere o Prof. Pier, quem lê muito é quem “se sai bem na vida”, é quem está permanentemente numa descoberta por tudo o que o rodeia, é quem concretiza as palavras lidas!


E o que acontece a quem não gosta de ler? Como se cria o prazer pela leitura? Qual o melhor livro para se gostar de ler?


O prazer pela leitura cria-se através da descoberta “do” livro que desperta o maior interesse a quem o lê, independentemente do livro que seja!


O melhor livro para quem lê muito é aquele que trata sobre aquilo que o leitor gosta e aí, o leitor lê muito porque lê com prazer.


Milhares de livros são editados e há um livro que suscita em cada um, o prazer de ler. Para descobrir esse livro, basta começar por ler um. Pode ser que esse, seja “o livro”! Se não for, se o achar aborrecido, então há que parar e começar outro, e assim sucessivamente. O desafio não é ler um livro é descobrir “o” livro indicado para o próprio.


Nesta procura, o perigo pode surgir disfarçado, pois ao fim de 5 ou 6 vezes na dinâmica de “para de ler – começa outro livro – …”, pode surgir a (falsa) sensação de que todos os livros são enfadonhos. Isso não é verdade, por isso há que insistir e continuar na descoberta “do” próprio livro. Assim acaba por se descobrir o seu livro e descobre-se que ler é divertido!


No final, através da leitura contínua e apaixonada, são criados sucessivos mecanismos cerebrais de codificação e descodificação, permitindo que, mesmo lendo conteúdos mais complexos, seja possível compreender e integrar o que se está a ler.



Referência Bibliográfica e Webgráfica


Piazzi, P. (2018). A leitura aumenta o seu QI. https://www.youtube.com/watch?v=idGIiDwn41Y.


Retirado em 28 de março de 2021.


Piazzi, P. (2015). Aprendendo Inteligência. Manual de instruções do cérebro para estudantes em


geral. São Paulo: Editora Aleph.


57 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Como pode a escola formar alunos felizes?

A escola desempenha um papel crucial na formação de alunos felizes, não apenas fornecendo conhecimento académico, mas também promovendo competências sociais, emocionais e pessoais. Várias são as estra

bottom of page