• Alexandra Gomes

A Autoconsciência e o Desenvolvimento da Inteligência Emocional

O desenvolvimento da Inteligência Emocional está relacionado com o desenvolvimento de determinadas competências pessoais. Uma dessas competências é a autoconsciência.


Segundo a psicóloga Adriana Vieira (2014), a autoconsciência traduz-se na capacidade de distanciamento de si próprio, seguida de uma análise das próprias reações físicas, e atitudes pessoais (pensamentos, emoções e comportamentos), dos seus gostos, das suas intenções, das suas fontes motivacionais, dos seus objetivos, das suas crenças e dos seus valores e da forma como o próprio comportamento afeta o comportamento dos outros.


Desta forma, a autoconsciência permite a criação de mapas mentais específicos, que influenciam a atitude pessoal de cada um perante a própria vida.


O estar consciente de uma emoção não significa a sua expressão, pois ao estar consciente dos próprios sentimentos, evita respostas automáticas e impulsivas e a sua escolha é consciente, como resposta a uma determinada situação.


Estar atento aos próprios sentimentos é fundamental para desenvolver a inteligência emocional; por sua vez, estar consciente das próprias sensações físicas permite o desenvolvimento da autoconsciência.


De facto, quanto maior for o conhecimento de si próprio, da forma como interage com o meio envolvente, maior é o grau de aceitação e compromisso e, consequentemente, maior é o grau de responsabilização das próprias ações, colocando-se assim, no lado da causa dos acontecimentos.

107 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

A ansiedade é um estado de preocupação intenso e duradouro com algo que possa vir a acontecer. No final do ano letivo, a preocupação, transversal à maioria dos alunos, é o seu desempenho académico nos

A felicidade não é perene. Este é um facto. Por mais otimista que se queira ser, há alturas em que emoções como o medo, a tristeza, o desejo ou a angústia surgem na vida do ser humano. Estas emoções a

No final do ano letivo muitas emoções afloram nas turmas, especialmente naquelas que estão em fase de transição para um novo Ciclo Escolar. Seja do pré-escolar para o 1º Ciclo, deste para o 2º Ciclo,