A "Distração Silenciosa": Como a Falta de Sono Afeta o Foco e o Humor dos Nossos Filhos
- Diamantina Moreira

- 10 de set.
- 3 min de leitura
Em muitos lares, quando chega a hora de ir dormir.....ufa, é uma batalha! Muitos pais e cuidadores não entendem porque acontece se "até faço tudo direitinho e tento criar uma rotina". Pois, mas e o que é que a criança faz durante o dia, especialmente no final do dia? O que come, o que bebe, quanto tempo passa nos ecrãs? Mas para além do cansaço que a luta para deitar provoca, há um impacto invisível, uma "distração silenciosa" que afeta o dia a dia da criança: a falta de sono. A irritabilidade repentina, a dificuldade em concentrar-se na escola, o comportamento agitado ou "desligado" — muitas vezes, estes são sinais de um problema que começa na cama e não na sala de aula.
Vivemos numa sociedade demasiado acelerada, onde a produtividade, um número elevado de atividades é valorizado. Mas a mesma sociedade subestima o poder do descanso. Dormir e descansar não é um luxo, é uma necessidade biológica fundamental. E tem que ser respeitada, desde que nascemos. Enquanto dorme, o cérebro da criança está a processar as informações das experiências que viveu durante o dia, a consolidar as aprendizagens e a recarregar energia para o dia seguinte. Ora, quando não dorme as horas suficientes ou não existem as condições mínimas para que o sono seja tranquilo, as consequências são imediatas, e refletem-se no humor, comportamento e na capacidade de concentração.
Quando esta situação acontece de uma forma esporádica, não tem grande impacto, mas quando é uma constante pode ter várias consequências, tais como:
falta de foco e memória;
diminuição da capacidade de ser criativo;
comportamento agitado;
desregulação emocional;
falta de concentração que pode originar dificuldade em adquirir conhecimento.
E agora, tenho a sua atenção para a grande importância deste tema? Claro que nem todas as estratégias funcionam com todas as crianças, é uma questão de ir tentando até encontrar a que funciona.
Deixo-vos aqui algumas dicas.
Rotinas e higiene do sono - se ainda não o fez, está na altura de criar uma rotina para dormir. E é importante que haja consistência, ou seja, não fazer grandes alterações à rotina;
Criar um ambiente propício para dormir - o quarto confortável, escuro, silencioso, com temperatura agradável;
Ser o modelo - mostre a importância das rotinas do sono e cumpra a sua;
Explicar o valor do descanso - ensinar que a criança necessita de descanso e dormir para ter energia no dia seguinte para brincar, aprender e divertir-se. Explicar também, com uma linguagem adequada à criança, como é importante para a sua saúde física e mental;
Estar atento aos sinais de cansaço - pode haver um dia em que a criança esteja mais cansada e a rotina tenha que ser antecipada ou se perceber que não é a mais ajustada, fazer alterações;
Limitar o tempo do ecrã antes de dormir - definir quanto tempo antes de ir dormir a criança não pode estar mais com tecnologias.
A falta de sono é um problema silencioso, mas com consequências visíveis. Ao darmos prioridade ao descanso dos nossos filhos, não estamos apenas a dar-lhes mais horas de sono. Estamos a dar-lhes as ferramentas mais poderosas para que o seu cérebro funcione no máximo potencial, para que o seu humor seja estável e para que a sua concentração os ajude a prosperar, na escola e na vida.
O descanso é o alicerce da sua inteligência e do seu bem-estar.
Aja primeiro, descanse depois.


Comentários