top of page
  • Foto do escritorAlexandra Gomes

A escrita diária através da prática do Journaling

Na continuidade do artigo anterior, considerando os benefícios da escrita para todas as idades, uma das formas de o fazer é através do Journaling.


O Journaling é um registo equivalente a um Diário, onde são expressos os sonhos, os projetos, os pensamentos e os sentimentos pessoais, derivados de acontecimentos mais ou menos positivos da vida de cada um.


Esta ferramenta, sobretudo a partir da adolescência, é uma forma de autocuidado e autodescoberta da própria identidade.

A prática do Journaling não implica regras específicas a não ser a sua prática diária.


De um modo geral, o Journaling promove a saúde emocional, a destreza cognitiva e fortalece o sistema imunitário. Por sua vez, estes benefícios têm um impacto significativo na redução do stresse e na prevenção de estados anímicos de depressão ou ansiedade.


Especificamente, os benefícios do Journaling são:

- Clarificação de pensamentos e sentimentos;

- Encontro de soluções para problemas e conflitos;

- Aumento da Criatividade;

- Exercício da memória;

- Aumento do léxico verbal;

- Promoção do autoconhecimento e da autoestima.


Para iniciar esta prática, é necessário um caderno, uma esferográfica e (pelo menos) 5 minutos diários. Idealmente, a prática adquire maior impacto, se realizada logo pela manhã, definindo, por exemplo, 3 tarefas para o dia que vai começar. No entanto, por uma questão de disponibilidade, é também possível fazer o registo à noite e aí pode ser relatado o dia que passou, os acontecimentos mais importantes e as emoções mais presentes nesse dia. Para além destes pontos, é importante registar o que se está a sentir, identificando o estímulo que gerou tal emoção e praticar a gratidão por algo que por algo que esteja presente na própria vida. O Journaling pode também ser realizado através da escrita livre, registando simplesmente o que vem à cabeça.


Deste modo, através do registo diário pessoal, o indivíduo adquire controlo sobre as suas emoções e potencia a sua saúde física e mental.

19 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

O impacto do coaching nas escolas

O Coaching é uma ferramenta que ativa em cada um a definição e a consecução de objetivos e aplica-se em vários contextos, tem múltiplos destinatários e diverge em múltiplos objetivos. Especificamente

O “bom sinal” de ser distraído

Com a entrada no 1º ano de escolaridade é frequente ouvir comentários sobre a distração das crianças, sobretudo na sala de aula. A realidade é que, a capacidade de concentração não é espontânea; adqui

O regresso às rotinas

As férias estão a terminar e o regresso à escola e ao trabalho está a chegar. Regressar às rotinas, acordar cedo, cumprir horários, andar acelerado, é uma realidade pela qual quase todos passam e nem

bottom of page