• Alexandra Gomes

A importância da persistência nas crianças

“O sucesso parece ser, em grande medida,

uma questão de persistir enquanto outros desistiram”.

William Feather-


Um valor crucial no Ser Humano é a persistência.


A persistência deve ser desenvolvida logo desde a infância, pois permite que as crianças cresçam a saber que podem conseguir grandes feitos, com esforço e dedicação!


Ensinar o valor da persistência às crianças é diretamente proporcional aos seus resultados escolares. As crianças que pensam que o seu esforço e a sua dedicação ajudam a sua realização superam as que acreditam que a sua habilidade, o seu “jeito” é um traço inato, desinvestindo, por isso, na sua melhoria.


A persistência é um valor que dificilmente pode ser ensinado diretamente. Deve, antes, ser promovida a sua aprendizagem, ajudando as crianças a encontrar atividades que as motivem o suficiente e, com isso se esforcem a aprender mais.

Em seguida, encontram-se algumas dicas que permitem ensinar o valor da persistência às crianças:


1. Falar de persistência com as crianças. Ao ouvirem falar sobre persistência regularmente, as crianças ficam mais interessadas e dispostas a compreender o que significa.


2. Manter uma atitude positiva. Aliado à persistência está uma atitude positiva para superar os desafios que vão surgindo.


3. Ser um modelo de persistência. Porque as crianças aprendem mais com o que veem, do que com o que ouvem, é muito importante que os adultos tenham cautela com os seus comportamentos, como espelho dos comportamentos da criança.


4. Incutir responsabilidades nas crianças é uma forma eficaz de aprender o valor da persistência. Deve começar com algo simples e aos poucos ir adaptando.


5. Promover a autonomia das crianças. Fazer as coisas pela criança, torna-se um fator gerador de ambivalência nas crianças, desresponsabilizando-as pelo seu comportamento.


6. Proporcionar oportunidades para que as crianças tenham sucesso. É muito importante que a criança supere desafios, mesmo os mais difíceis. Se a criança não tiver experiências de sucesso, mais dificilmente ativará a sua persistência.


7. Aprender que o esforço vale a pena, caso contrário, os objetivos serão alcançados sem esforço e por isso, subvalorizados.


Fonte: Pais Exaustos - 4 aliados para prevenir o burnout parental (uptokids.pt)

51 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

A ansiedade é um estado de preocupação intenso e duradouro com algo que possa vir a acontecer. No final do ano letivo, a preocupação, transversal à maioria dos alunos, é o seu desempenho académico nos

A felicidade não é perene. Este é um facto. Por mais otimista que se queira ser, há alturas em que emoções como o medo, a tristeza, o desejo ou a angústia surgem na vida do ser humano. Estas emoções a

No final do ano letivo muitas emoções afloram nas turmas, especialmente naquelas que estão em fase de transição para um novo Ciclo Escolar. Seja do pré-escolar para o 1º Ciclo, deste para o 2º Ciclo,