• Alexandra Gomes

A importância dos professores e dos pais no sucesso das crianças

A entrada na escola é uma etapa muito importante que desperta em todas as crianças a magia de aprender.

(Renato Paiva)

Antes das merecidas férias, uma grande primeira escolha é feita: a escolha da escola de ingresso. Esta é uma preocupação presente na maioria dos pais, por ser uma escolha importante para a vida dos filhos, particularmente para o seu bem-estar, para a sua alegria e para o seu sucesso. Dessa escolha fica a dúvida se terá sido a melhor opção. A boa notícia é que se não tiver sido, rapidamente os filhos darão essa indicação de forma clara.


A escolha pela melhor escola para os seus filhos deve basear-se nas pessoas que aí trabalham. Aos professores, auxiliares de ação educativa, vigilantes, monitores, deve dedicar-se especial atenção, no momento da primeira grande escolha para os mais pequenos.


Os professores do 1º Ciclo têm o enorme desafio de iniciar as crianças nas aprendizagens formais. A eles cabe a nobre tarefa de os ensinar a ler, a escrever e a contar, mas não só. Os professores são os grandes responsáveis por transformar a sala de aula numa sala de bem-estar: um lugar acolhedor e estimulante onde as crianças, para além de adquirirem novos conhecimentos, devem sentir-se escutadas e seguras na partilha de inquietações que, várias vezes, trazem de casa.


As crianças precisam, também, de transformar cada conteúdo ensinado numa oportunidade de descoberta do mundo fantástico, dos números, das letras e do meio que as rodeia.


Porém, com o passar dos anos, o gosto pela escola vai-se desvanecendo e vai-se perdendo o encanto de aprender para conhecer, sendo substituído pelo dever em ser o melhor e em ter resultados de excelência. À medida que os anos passam quebram-se laços de afetos e vivências para ligações de conhecimento, sem grande sentido para as crianças.


Por isso, é de salientar a forma de estar dos professores e dos educadores, como catalisadores do maior encantamento e envolvimento das crianças na escola. De acordo com Renato Paivai muito além das instalações, são as relações humanas que impactam o envolvimento e o fascínio das crianças pela escola.


Para além das competências técnicas, os professores têm o dever de “ensinar” as life skills, as competências emocionais aos seus alunos; é a partir da aprendizagem e da vivência destas competências que é gerado o bem-estar dos alunos, tão importante no desenvolvimento de uma aprendizagem de sucesso!

35 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Dicas para a promoção da autoestima infantil

A autoestima é uma qualidade do Ser Humano com muito impacto na forma como este se sente e relaciona com os outros. Por ser tão importante ter essa qualidade consolidada, é um dever dos pais/educadore

“Educar o Pensamento”, segundo Javier Urrai

O Psicólogo e Pedagogo, Javier Urra, na sua obra, “O Pequeno Ditador” (2007), refere a importância da capacidade das crianças em manusear os próprios pensamentos. Segundo o autor, ao serem incapazes d