• Alexandra Gomes

A motivação como reflexo de Inteligência Emocional

A Inteligência Emocional, como foi referido em artigos anteriores, permite alcançar os objetivos, à medida que as emoções são compreendidas e reguladas.


A motivação é uma competência pessoal e social com reflexo no maior ou menor grau de Inteligência Emocional.


Segundo Murray (1986) a motivação é responsável por impulsionar, orientar e integrar o comportamento da pessoa. Deste modo, a motivação é aquilo que move a pessoa, que a coloca em ação, que promove a sua tomada de decisão e que garante a persistência na tarefa.


A motivação em contexto escolar é um importante fator para a obtenção de sucesso académico. Quando se sente motivado, o aluno, em sala de aula, e o estudante, em casa, empenha-se e envolve-se ativamente nos desafios propostos, aumentando a probabilidade de sucesso.


Os professores têm um papel fundamental na promoção da motivação dos seus alunos. Um dos seus principais papéis passa pela promoção, junto dos alunos, de uma aprendizagem significativa e motivadora. A motivação relaciona-se com a aquisição e o desenvolvimento de competências cognitivas permitindo que as atividades relacionadas com a tarefa de estudar ocorra de forma interessante, atrativa e eficaz.


Deste modo, o professor, para além de assegurar a aprendizagem dos conteúdos teóricos específicos, deve proporcionar condições favoráveis à aplicação e à integração desses conhecimentos de forma motivadora, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da Inteligência Emocional dos seus alunos.

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