• Alexandra Gomes

A Páscoa e a educação para os valores

Um dos dias festivos anuais é a Páscoa!


Esta época, lembrada por muitos como uma data religiosa, é também um motivo festivo para as amêndoas e os ovos de chocolate.


Independentemente das crenças religiosas, a Páscoa deve ser uma oportunidade para ensinar ou recordar às crianças, valores e princípios, favorecedores do seu desenvolvimento emocional.


Os valores como a compaixão, a amizade, o sorriso e o altruísmo, embora estejam presentes, desde sempre, nas crianças, com o seu desenvolvimento são camuflados e, muitas vezes precisam de ser resgatados.


A época da Páscoa é um evento onde se podem realizar algumas atividades promotoras desses valores. Por exemplo:


1. Conhecer a Páscoa e as formas de celebração: fazer uma breve apresentação sobre a data e os seus significados, de forma criativa, com imagens, cores e alguma animação. Falar sobre as tradições associadas, os símbolos, os ovos de Páscoa e uma época de celebração de valores humanos como o altruísmo, a esperança e o Amor.


2. Oportunidade de foco em valores humanos como respeito, cuidado e empatia, através da estimulação das crianças em falar sobre algo que as inquiete e sob possíveis formas de superar esses momentos. As atividades comunicativas são importantes para desenvolver valores como a empatia e o cuidado.


3. Associar os valores humanos a uma cor. Esta atividade pode ter a sua continuidade, sendo realizada uma vez por semana, na qual é eleito um valor humano e é representado por uma cor. Essa cor pode estar presente nas roupas e/ou acessórios das crianças. Por exemplo, a cor azul pode expressar a união, a amarela a solidariedade, a branca a paz, a vermelha o amor, o lilás o respeito e a empatia, entre outras.


4. Realizar atividades, trabalhando a reflexão e a consciencialização de valores, comportamentos e atitudes. Por exemplo, pedir às crianças que escrevam o que gostariam de melhorar no seu comportamento.

Percecionar esta ápoca como algo para além dos ovos de chocolate e das férias é muito importante para a aprendizagem de valores e para o desenvolvimento da Inteligência Emocional das crianças!


Uma Páscoa Feliz!

37 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

É transversal à maioria dos pais, a preocupação pelo futuro dos filhos, em detrimento da criação de bases do dia a dia. Verifica-se uma diretriz parental que defende que os filhos só devem obedecer, p

O autocontrolo emocional e comportamental, como foi referido num artigo anterior[i], é uma das premissas básicas para um desenvolvimento emocional equilibrado. Crianças com reduzido autocontrolo emoci

É do conhecimento comum que a forma como os pais educam e perspetivam os filhos influencia o tipo de adultos em que se tornam. Os filhos, enquanto crianças, absorvem tudo o que os pais falam, como se