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  • Foto do escritorAlexandra Gomes

A Psicopedagogia e o Psicopedagogo

A Psicopedagogia é a área do conhecimento que estuda a forma como o ser humano aprende e quais os desafios que podem surgir nesse processo e formas de potencializá-lo.


A compreensão da forma de aprendizagem do indivíduo é muito importante para a construção de práticas de ensino e como auxiliares daqueles que apresentam algumas dificuldades no processo de aquisição de conhecimentos.


Numa perspetiva multidisciplinar, a aprendizagem é um mecanismo complexo que envolve funções cognitivas, sociais e afetivas. Por esse motivo, para a Psicopedagogia importa conhecer e compreender qual é o contexto familiar, social e cultural em que a criança o jovem ou o adulto se insere.


A Psicopedagogia centra a sua área de atuação como resposta a algumas questões:

- Como (não)aprendem as crianças, os jovens e os adultos?

- Quais as causas das dificuldades de aprendizagem?

- Como podem ser eliminadas ou minimizadas as dificuldades de aprendizagem?

Esta é uma ciência multidisciplinar pois envolve áreas como a Pediatria, a Psicologia, a Antropologia, entre outras.


O que é um Psicopedagogo?


O Psicopedagogo é um profissional, cujo objetivo é promover a aprendizagem as crianças, dos jovens e adultos, de forma preventiva ou terapêutica.


Do ponto de vista preventivo, o Psicopedagogo atua no sentido de evitar futuros constrangimentos na aprendizagem. Terapeuticamente, o Psicopedagogo intervém quando a dificuldade foi diagnosticada e é ativado um processo interventivo, a fim de diminuir ou eliminar essas dificuldades.


Para ser um Psicopedagogo é necessário fazer uma licenciatura, sendo que atualmente, apenas existe uma escola em Portugal.

O Psicopedagogo trabalha em parceria com outros profissionais (Psicólogos, Assistentes Sociais, Terapeutas da Fala, …) em instituições de ensino, hospitais, empresas, clínicas médicas, etc..


Embora ainda não totalmente integrada em Portugal, a Psicopedagogia vai afirmando a sua atuação com a produção de resultados significativamente positivos na promoção do sucesso académico.



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