A Psicopedagogia é a área do conhecimento que estuda a forma como o ser humano aprende e quais os desafios que podem surgir nesse processo e formas de potencializá-lo.
A compreensão da forma de aprendizagem do indivíduo é muito importante para a construção de práticas de ensino e como auxiliares daqueles que apresentam algumas dificuldades no processo de aquisição de conhecimentos.
Numa perspetiva multidisciplinar, a aprendizagem é um mecanismo complexo que envolve funções cognitivas, sociais e afetivas. Por esse motivo, para a Psicopedagogia importa conhecer e compreender qual é o contexto familiar, social e cultural em que a criança o jovem ou o adulto se insere.
A Psicopedagogia centra a sua área de atuação como resposta a algumas questões:
- Como (não)aprendem as crianças, os jovens e os adultos?
- Quais as causas das dificuldades de aprendizagem?
- Como podem ser eliminadas ou minimizadas as dificuldades de aprendizagem?
Esta é uma ciência multidisciplinar pois envolve áreas como a Pediatria, a Psicologia, a Antropologia, entre outras.
O que é um Psicopedagogo?
O Psicopedagogo é um profissional, cujo objetivo é promover a aprendizagem as crianças, dos jovens e adultos, de forma preventiva ou terapêutica.
Do ponto de vista preventivo, o Psicopedagogo atua no sentido de evitar futuros constrangimentos na aprendizagem. Terapeuticamente, o Psicopedagogo intervém quando a dificuldade foi diagnosticada e é ativado um processo interventivo, a fim de diminuir ou eliminar essas dificuldades.
Para ser um Psicopedagogo é necessário fazer uma licenciatura, sendo que atualmente, apenas existe uma escola em Portugal.
O Psicopedagogo trabalha em parceria com outros profissionais (Psicólogos, Assistentes Sociais, Terapeutas da Fala, …) em instituições de ensino, hospitais, empresas, clínicas médicas, etc..
Embora ainda não totalmente integrada em Portugal, a Psicopedagogia vai afirmando a sua atuação com a produção de resultados significativamente positivos na promoção do sucesso académico.
Comments