top of page
  • Foto do escritorEncontros com a Educação

Albergaria-a-Velha integra programa europeu de cooperação territorial na área da Educação

O Município de Albergaria-a-Velha foi selecionado para integrar a rede de transferência de boas práticas ON BOARD, desenvolvida no âmbito do URBACT, programa europeu de cooperação territorial, de aprendizagem coletiva e troca de experiências em torno da promoção do desenvolvimento urbano sustentável e integrado. O programa desenvolvido pela União Europeia aprovou 25 redes de transferência, que envolvem, na primeira fase, 75 cidades na partilha de boas práticas de políticas urbanas.


A rede ON BOARD tem como entidade líder a cidade de Viladecans (Espanha) e a boa prática a ser integrada pelas outras cidades participantes assenta essencialmente na renovação da Educação, através do envolvimento de todos os agentes relevantes na comunidade educativa e com uma ligação estreita ao setor empresarial local. Além de Albergaria-a-Velha, integram neste momento o ON BOARD as cidades de Nantes (França), Tallin (Estónia) e Halmstad (Suécia).


Como requisito, cada cidade de transferência tem que constituir o seu Grupo Local URBACT (ULG) com parceiros relevantes, que contribuirão para o desenho e adaptação da transferência da boa prática para Albergaria-a-Velha. Durante esta semana, a perita selecionada pelo URBACT para acompanhar o projeto, Mireia Sanabria, visitou o Concelho e conheceu o Grupo Local URBACT. Este grupo vai ser constituído por diferentes entidades como os agrupamentos de escolas e escolas privadas, associações empresariais, entidades intermunicipais, empreendedores, associações de pais, estabelecimentos de ensino superior e outras instituições relacionadas com a temática.


Para a Câmara Municipal, os princípios orientadores do ON BOARD vêm ao encontro do trabalho desenvolvido em Albergaria-a-Velha no âmbito do projeto Empreendedorismo nas Escolas, que visa fomentar nos alunos e nas alunas o espírito de iniciativa, impulsionando atitudes pró-ativas em relação aos desafios que vão encontrar ao longo da vida. O projeto municipal abrange cerca de 1000 estudantes, do 1.º Ciclo ao Ensino Secundário, e envolve perto de 50 docentes em cada ano letivo.


A participação no ON BOARD vai permitir ao Município não só incorporar as boas práticas das cidades parceiras, adaptando-as à realidade Albergariense, como também divulgar os seus projetos, podendo os mesmos ser transferidos como boas práticas nas cidades da Rede.


23 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page