• Alexandra Gomes

Aprender a Aprender ao Longo da Vida

“Tudo aquilo que o homem ignora, para ele não existe.

Por isso, o universo de cada um resume-se ao tamanho do seu saber.” (Albert Einstein)


A aprendizagem assume um papel fundamental no desenvolvimento humano e o desafio da aprendizagem é saber como o fazer, isto é, saber aprender!


De acordo com Teresa Penim, na sua obra “A Arte da Guerra na Educação e Formação” (2014), algumas aprendizagens são mais desafiantes do que outras. Por um lado, há as aprendizagens adquiridas consigo próprio, tais como vencer a preguiça, o medo, o cansaço, a falta de foco ou de propósito; por outro lado, há aprendizagens que resultam do saber reorganizar-se a partir da velocidade de mudança, dos condicionamentos sociais ou da concorrência crescente.


Estas, são as aprendizagens que transformam o ser humano, pessoal ou profissionalmente; são as aprendizagens que permitem ao ser humano a capacidade de evoluir e de se reinventar continuamente.


Por isso, é crucial aprender a aprender a partilhar, explorar e reenquadrar o essencial das experiências educativas e formativas que traçam o percurso de vida de cada um.

49 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

A Infância e a Neuroplasticidade no seu melhor

É nos primeiros anos de vida da criança, que os adultos, entusiasticamente, percecionam a sua velocidade de aprendizagem. Trata-se de Neuroplasticidade! Nos primeiros anos de vida da criança, o seu cé

Autonomia e proatividade no processo de aprendizagem

O processo de ensino aprendizagem tem sido um desafio para os professores. Os alunos estão mais desafiantes, menos resignados, mais inquietos, mais enérgicos e a sua motivação requer maior criatividad