top of page
  • Foto do escritorAlexandra Gomes

As emoções e o sentido de moralidade

As emoções, sejam elas positivas ou negativas, são comuns a todos os seres humanos e todas são para serem sentidas, acolhidas e jamais repreendidas.


A avaliação moral – o juízo de que alguma coisa é boa ou má – pressupõe uma escolha. Onde não há escolha, não há base para a avaliação moral.


Especificamente no campo das emoções, podemos não gostar do medo, mas esta emoção não é boa nem má, apenas é, e tem como papel a sobrevivência e o bem-estar do ser humano.


Mais do que moralizar ou escolher as emoções é importante reconhecê-las e não as julgar – princípio da aceitação ativa – para então se comportar de forma benevolente em relação ao estímulo que a provocou.


A aceitação ativa tem que ver com o reconhecimento das coisas como são e, em seguida, a escolha da linha de ação que se considere mais apropriada e digna para si.


Perante as emoções, aplicar o sentido da moralidade, um juízo de valor, é redutor para com as mesmas e para consigo próprio. Por sua vez, reconhecer, em cada momento da vida, a possibilidade de acolher as emoções e ser benevolente com as mesmas é um sinal de humanidade.


Ter medo implica acolhê-lo e agir corajosamente; sentir ciúmes faz parte da condição humana e, por isso, há que admitir este sentimento e acolhê-lo, mas, ainda assim, agir generosamente, aceitar a condição humana e, assim, atuar com humanidade.

Em suma, sejam positivas ou negativas, todas as emoções devem ser acolhidas, como fazendo parte da condição humana, e ponderadas na forma de expressão, sob a esperança de se tomar a atitude mais apropriada a um desenvolvimento emocional equilibrado.

79 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

A Liberdade e os Jovens da atualidade

“A verdadeira liberdade consiste apenas em fazer o que devemos fazer, sem sermos obrigados a fazê-lo” Jonathan Edwards Comemorar os 50 anos da Revolução do 25 de abril é uma oportunidade significativa

bottom of page